Parece roteiro de filme, mas é real: brasileiro assume identidade falsa e é descoberto depois de 23 anos

Publicado em 05/01/2022, às 10h42
A exemplo do filme "Prenda-me Se For Capaz", Ricardo Guedes assumiu a identidade de um cidadão americano para ter acesso ao passaporte nos EUA e trabalhava na United Airlines | Foto: Reprodução -

Exame

Não é preciso ter idade avançada para lembrar do clássico Prenda-me se for capaz ao ouvir sobre golpes em companhias aéreas e roubo de identidade. Longe de Hollywood e perto da vida real, o brasileiro Ricardo Cesar Guedes fez uma adaptação e tanto do filme estrelado por Leonardo DiCaprio: trabalhou por 23 anos na United Airlines usando um nome que não era o dele. De acordo com as informações do portal Business Insider, o comissário de bordo veterano usava o nome William Ericson Ladd — identidade que pertenceu a uma criança americana morta em um acidente de carro nos anos 1970. E, sob essa identidade, conseguiu trabalhar para a companhia aérea.

LEIA TAMBÉM

A mudança de nome, segundo o portal, aconteceu em 1998, quando Ricardo conseguiu um passaporte americano usando o nome de Ladd. Desde essa época, o documento foi renovado pelo menos seis vezes, até que em 2020 o Departamento de Estado percebeu vários indícios de fraude e acionou as autoridades locais.

A partir daí, segundo as informações do Business Insider, uma investigação criminal foi realizada e, à medida que avançou, os agentes conseguiram rastrear a verdadeira origem do homem, cruzando informações de suas impressões digitais com documentos expedidos no Brasil.

Comprovada a fraude, Ricardo foi acusado de fornecer uma declaração falsa em pedido de passaporte, se passar de forma falsa por cidadão americano e entrar na área segura do aeroporto sob falsos pretextos.

A United Airlines confirmou ao Business Insider que o funcionário já havia sido demitido e que a companhia aérea tem um processo de verificação completo para novos funcionários, em linha com os requisitos legais federais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretário de Saúde afastado critica ação da Polícia Federal e fala em abuso Polícia Civil deflagra operação contra pirataria digital no Agreste alagoano Falso assalto: trote mobiliza equipes policiais em clínica no Farol Homem é preso por forjar boletim de ocorrência para tentar ficar com moto da ex-esposa