Paris e Los Angeles querem escolha simultânea das sedes olímpicas de 2024 e 2028

Publicado em 04/04/2017, às 20h30

Redação

Representantes de Paris e Los Angeles, as duas cidades que disputam a sede dos Jogos Olímpicos de 2024, se encontraram, nesta terça-feira, em um evento com 20 membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) para falar sobre a possibilidade de definir também quem abrigará a Olimpíada de 2028. O presidente da entidade, o alemão Thomas Bach, já aventou várias vezes a hipótese de conceder os direitos para as duas edições olímpicas simultaneamente.

LEIA TAMBÉM

"Nós acreditamos que a conversa sobre 2024 e 2028 faz muito sentido. E temos a sorte que o COI tem duas grandes cidades como candidatas", disse o presidente da Comissão de Los Angeles, Casey Wasserman, antes da audiência, ocorrida durante uma conferência anual de funcionários olímpicos em Aarhus, na Dinamarca.

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, exaltando as boas relações com a colega parisiense, Anne Hidalgo, disse a repórteres que as cidades poderiam começar como "amigas, não competidoras", se o COI abrir formalmente o processo de candidatura também para 2028. Los Angeles se oferece para deixar Paris ser a anfitriã dos Jogos de 2024, pois a data vai coincidir o centenário da única Olimpíada sediada pelos franceses.

Mas a prefeita de Paris, trocando o francês pelo inglês para ter certeza que os norte-americanos entenderiam o recado, disse que "os Jogos Olímpicos são mais do que um ramo do mundo do espetáculo". Anne Hidalgo fez alusão ao dinheiro das grandes companhias de cinema de Hollywood.

O presidente da Comissão de Los Angeles, Casey Wasserman, rebateu. "Nossa proposta não é um projeto do governo com todos os riscos e incertezas que implica", comparando o financiamento privado do projeto dos Estados Unidos com a necessidade de dinheiro público para garantir os três milhões de euros (cerca de R$ 10 milhões) previstos para as obras de infraestrutura e instalações.

"Nós temos duas excelentes propostas que estão acolhendo a agenda olímpica de 2020 para fazer uso de muitas instalações existentes, que possuem um projeto sustentável e poucos investimentos em comparação com infraestrutura das propostas anteriores", disse Thomas Bach, elogiando os projetos francês e norte-americano.

Os membros do Comitê Olímpico Internacional devem ser reunir nos próximos dias 11 e 12 de julho para apreciar as análises dos planos técnicos detalhados de Paris e Los Angeles. A decisão sobre a sede da Olimpíada de 2024 está prevista para ocorrer na sessão anual do COI no próximo dia 13 de setembro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileiros ficam fora do pódio na Copa do Mundo de skate street Brasil vence tchecas e vai à 2ª fase do Mundial Feminino de handebol Alagoas recebe a Copa AFIA pela segunda vez e movimenta o cenário esportivo em novembro Primeira Maratona Internacional de Maceió é lançada oficialmente