Paris inicia obras de blindagem da torre Eiffel

Publicado em 18/09/2017, às 21h58

Redação

A torre Eiffel, símbolo de Paris e monumento mais visitado do mundo, começou nesta segunda-feira, 18, a ser cercado por um muro de vidros à prova de balas de 3,24 metros de altura que terá como objetivo proteger parisienses e turistas do risco de atentados terroristas. O objetivo da prefeitura da capital e da chefia de Polícia é impedir, por exemplo, ataques com veículos no enorme vão aberto ao público aos pés da torre.

LEIA TAMBÉM

Hoje cercado por grades provisórias, o local ficará em obras até 13 de julho de 2018, véspera da festa nacional – e também do segundo aniversário do atentado de Nice, cometido por um terrorista usando um caminhão.

Hoje, os primeiros operários começaram os trabalhos de instalação da infraestrutura necessária para a equipe que realizará a construção. As barreiras, no entanto, só serão erguidas a partir de 5 de outubro, pelo período de 10 meses e ao custo de € 20 milhões, pagos pela Sociedade de Exploração da Torre (Sete), o organismo privado que organiza a frequentação e faz as obras de preservação, de restauro e de modernização do monumento. A entidade garantiu hoje que não haverá fechamento da torre durante as obras, mas o acesso poderá ser alterado em razão do avanço dos trabalhos.

Os materiais escolhidos para o projeto, assinado pelo arquiteto Dietmar Feichtinger, foram o vidro de alta resistência para as fachadas frontal, frente ao Rio Sena, e posterior da torre, e grades de metal nas laterais, no parque no qual a torre está situada.

A torre Eiffel recebe cerca de 6 milhões de visitantes por ano, mas em 2016 sofreu o impacto dos atentados de Paris, em janeiro e novembro e 2015, e de Nice, no meio do ano passado, com uma queda de 14% na frequentação. Ainda assim, foram 5,8 milhões de visitantes a subir os degraus ou os elevadores da "dama de ferro".

Em 2017, Paris já registra um acréscimo de mais de 10% no turismo e o prognóstico aponta que o recorde de turistas pode ser quebrado ainda neste ano.

Ainda que tenham sido elaboradas para garantir a segurança do parque e dos visitantes, a obra de cercamento da torre enfrenta uma onda de protestos nas redes sociais na França. Hoje, uma hashtag circulava no Twitter com a frase: "Paris não é mais uma festa", em referência ao título do livro do escritor Ernest Hemingway, Paris é uma festa, de 1964.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos