Parlamentares trocam socos e empurrões no Congresso de Honduras; vídeo

Publicado em 21/01/2022, às 19h27
Reprodução / Twitter -

Folhapress

Em sessão marcada por empurrões, troca de socos e acusações de "traição", parlamentares se reuniram nesta sexta-feira (21) para eleger a diretoria provisória do Congresso Nacional de Honduras (2022-2026).

LEIA TAMBÉM

ESTO ES HONDURAS!!! pic.twitter.com/GnEexFN7lO

— Thor (@thorhn2) January 21, 2022

Com 85 votos a favor -eram necessários 65-, os parlamentares elegeram o deputado Jorge Cálix como presidente do Congresso, em uma decisão que não respeitou o pacto entre partidos da base aliada. O episódio ocorre a menos de uma semana da posse da presidente eleita do país, Xiomara Castro de Zelaya.

Segundo o diário La Prensa, de Honduras, a confusão teria começado depois que o ministro do Interior, Leonel Ayala, abriu a sessão e um grupo de 20 deputados do Partido Libertad e Refundación (Libre) propôs Jorge Cálix (do Libre), um dos dissidentes, como presidente da Casa. A sugestão viola, portanto, um pacto formado com um dos partidos aliados. Cálix seria opositor a Xiomara, a nova presidente da República, eleita no mês passado.

A eleição tumultuada provocou brigas golpes e ofensas dentro da câmara. Vários seguidores do Partido Libre invadiram a sede legislativa como forma de protesto. Nas redes sociais, a presidente eleita Xiomara Castro reagiu e descreveu o ocorrido como "traição". "A traição está completa", disse ela.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos