Parlamento de Portugal condena assassinato de Marielle Franco

Publicado em 16/03/2018, às 16h29

Redação

O Parlamento de Portugal aprovou por unanimidade, na manhã desta sexta (16), uma nota de pesar pela morte da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada na quarta (14) no Rio de Janeiro. 
O texto apresentado pelo Bloco de Esquerda, partido que apoia o governo do primeiro-ministro socialista António Costa,  "exprime a mais veemente condenação pela violência e pelos crimes políticos e de ódio que aumentam de dia para dia no Brasil".

LEIA TAMBÉM

Os deputados portugueses fizeram ainda um minuto de silêncio em homenagem a ela e ao motorista Anderson Pedro Gomes, 39, que também morreu no atentado. O assassinato de Marielle vem tendo grande repercussão no país. 

Na noite de quinta (15), cerca de 500 pessoas protestaram no centro de Lisboa, nas imediações do Consulado do Brasil, contra a violência e os ataques aos direitos humanos no Brasil. Presente na manifestação, o deputado português José Soeiro classificou o crime como chocante.

Para o parlamentar, "o Brasil vive um dos momentos negros da sua história". Até a próxima semana, existem atos marcados para outras cidades portuguesas, como Coimbra e Porto. 

Diversas personalidades portuguesas usaram as redes sociais para se manifestar contra o crime, destacando a trajetória da vereadora carioca. A hashtag #MariellePresente está entre os assuntos mais comentados no Twitter em Portugal desde a divulgação do crime.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto