Maceió

Parque Municipal lança EcoPáscoa com trilhas, oficinas e recreação

| 05/04/17 - 11h04
Secom Maceió / Marco Antônio

O Parque Municipal de Maceió terá uma programação especial para celebrar a Páscoa. Com a proximidade do período tradicionalmente festivo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que administra o Parque, realiza no próximo domingo (09) a EcoPáscoa, uma ação solidária planejada para as famílias na unidade de conservação com uma série de atividades de educação ambiental e pedagógicas, trilhas, brincadeiras, oficinas e recreação. A programação tem início às 08h e é gratuita, sem restrição ou custo para a participação do público.

De acordo com a bióloga Karla Gama, que está à frente do Parque, o projeto EcoPáscoa tem duas programações. A primeira é aberta à população, sem a necessidade de inscrição prévia, com a trilha #VemProParque, oficinas de pintura em papel e para produção de orelhas de coelho com material reciclável, além de atividade recreativas com a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj). A segunda programação é a trilha Ecosolidária, que requer inscrição prévia e é voltada para crianças, com vagas para 60 inscritos.

A bióloga também ressalta que, assim como nas demais programações desenvolvidas, o Parque Municipal de Maceió assegura o respeito aos princípios da preservação ambiental. As atividades da EcoPáscoa vão acontecer sob a coordenação de monitores treinados e aptos a fornecer dicas de funcionamento, segurança, regras do evento, dentre outras informações. O participante que não acatar as orientações de monitores e coordenação não poderá permanecer na ação, conforme estabelecem as regras de participação.

Trilha #VemProParque

A trilha #VemProParque tem concentração na entrada da unidade de conservação e é inteiramente aberta ao público, sem inscrições, com horário pontual de saída às 10 horas. Após percorrer o percurso, os participantes encerram a trilha guiada no Centro de Atividades do Parque, onde haverá as oficinas, atividades de recreação e também aulas e prática de slackline.

Karla Gama orienta que, aos maceioenses que vão participar da atividade, o ideal é utilizar roupas leves – com tênis e camisa branca, levar squeeze para água e lanche individual, além do uso de protetor solar e repelente. Todo o suporte de segurança será ofertado pela equipe envolvida no planejamento e execução da ação.

Trilha Ecosolidária

A bióloga explica que, para participar da trilha Ecosolidária, as crianças devem ter entre 07 e 12 anos e os pais interessados em inscrevê-las devem se dirigir ao Parque Municipal, no bairro de Bebedouro, até sexta-feira (07), das 08h às 16h. As inscrições são gratuitas, no entanto os pais devem colaborar com a doação de uma caixa de chocolate por criança, que será doada a instituições de caridade como parte do projeto Parque Social.

Na Ecosolidária, as atividades lúdicas serão realizadas em forma de trilhas ecológicas em um percurso de aproximadamente um quilômetro. Haverá a apresentação da unidade de conservação, visita ao museu biológico de animais empalhados, pintura facial com o tema “Coelhinhos da Páscoa”, além da caracterização com as orelhas produzidas a partir de material reciclável. Nesta programação, as atividades serão realizadas da seguinte forma:

  • Trilha do viveiro, Trilha Cidadã e Trilha da Aventura – Caça aos ovos de páscoa com material reciclável utilizando bússola;
  • Arena Verde – Jogos: Corrida das garrafas, brincadeiras de argolas, quebra cabeça, desafio dos sapatos;
  • Trilha dos bambus – Jogos: Corrida de obstáculos;
  • Trilha da paz – Jogos: Escalada com água e bingo;

Karla Gama reforça que apenas a trilha Ecosolidária requer inscrições, que estão sendo realizadas apenas presencialmente. A trilha #VemProParque, que já faz parte da programação mensal da unidade de conservação, é aberta ao público e começa às 10h. Para dúvidas e outras informações, o contato institucional do Parque é (82) 98801-3651 ou agendaparquemunicipal@gmail.com.