Partido de Merkel sofre derrota em eleição estadual na Alemanha

Publicado em 15/10/2017, às 19h51

Redação

O partido Democrata Cristão, da chanceler alemã Angela Merkel, saiu derrotado em uma eleição estadual neste domingo e com sua posição enfraquecida antes das negociações que devem ocorrer esta semana para a formação de uma coalizão. De acordo com estimativas da rede pública ZDF, o partido de Merkel teve 34,3% dos votos no Estado da Baixa Saxônia, no oeste do país, ficando atrás do partido Social Democrata, que obteve 37,1%. 

LEIA TAMBÉM

Eleições estaduais têm suas própria dinâmica política e costumam ser decididas por fatores locais. Mas o resultado deste domingo não deve diminuir as preocupações entre os conservadores após a vitória sem brilho nas eleições gerais do mês passado, quando o partido da chanceler teve seu pior desempenho desde 1949.

Uma pesquisa nacional divulgada pelo instituto Emnid neste domingo mostrou que o apoio aos conservadores está em 31%, o menor nível em seis anos. "O motivo é a crise dos migrantes", disse o professor de ciência política Tilman Mayer, da Universidade de Bonn. "Merkel não é mais incontestável", disse.

A chanceler tinha se recusado a iniciar negociações para a formação de uma coalizão nacional antes do fim da eleição na Baixa Saxônia. Agora, ela deve se reunir na próxima quarta-feira em Berlim com membros do partido Democratas Livres e do Partido Verde para as conversações iniciais.

Negociações para a formação de uma coalizão costumam ser demoradas na Alemanha, mas analistas acreditam que o processo pode levar ainda mais tempo este ano, já que os partidos envolvidos têm posições divergentes sobre uma série de questões. Esta seria a primeira aliança de três partidos a governar a Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Fonte: Dow Jones Newswires.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos