Partido do presidente turco garante maioria absoluta em eleições legislativas

Publicado em 01/11/2015, às 19h40
-

Redação


O Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente Recep Erdogan, venceu as eleições legislativas de hoje (1º) na Turquia e já garantiu, com mais de 90% dos votos contados, a maioria absoluta no Parlamento.

Segundo os dados provisórios oficiais, apesar de ter obtido cerca de 50% de votos, o AKP elegeu 320 deputados, mais de metade dos 550 assentos no Parlamento. Com o resultado, o partido recupera a maioria absoluta perdida nas eleições de junho passado.

De acordo com a imprensa turca, não está afastada a possibilidade de o AKP atingir dois terços dos deputados (367 parlamentares), o que permitiria a Erdogan deter poderes para alterar a Constituição.

Antes da votação, as sondagens davam ao AKP entre 40% e 43% dos votos, resultado que seria insuficiente para governar sozinho.

Conforme os números, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata) está em segundo lugar, com 24,5% dos votos, seguido pelo Partido da Ação Nacionalista (MHP, direita), com cerca de 12%, ambos muito abaixo do que obtiveram nas eleições de 7 de junho.

Pouco depois dos primeiros resultados, que apontavam a vitória de Erdogan com maioria absoluta, registaram-se confrontos entre a polícia e jovens manifestantes curdos em Diyarbakir, "cidade feudo" dos independentistas no Sudeste da Turquia.

A polícia disparou bombas de gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes.



Fonte: Agência Brasil


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias