Paulinho da Viola, apresentações culturais e mais: Vamos Subir a Serra chega a sua 9ª edição

Publicado em 11/11/2025, às 15h56
Paulinho da Viola - Leo Aversa

Assessoria

Em sua 9ª edição, o Vamos Subir a Serra já tem data marcada para ser realizado: entre os dias 14 e 23 de novembro, o maior evento afro-cultural do Norte e Nordeste terá uma vasta programação cultural, afro-empreendedorismo, palestras, e como atração nacional, SESC apresenta Paulinho da Viola. O show do cantor e compositor de samba e choro acontecerá no sábado (dia 22), às 21h, no palco Kizomba do Vamos Subir a Serra, na Praia de Pajuçara. Outro nome que vai marcar esta edição é Lazzo Matumbi, cantor, compositor e ativista dos movimentos que lutam contra o racismo e em defesa dos direitos humanos.

LEIA TAMBÉM

Além disso, o projeto vem com mais de 50 atividades incluindo oficinas, musicalidade e capoeira, lançamento de livros, encontro de lideranças quilombolas, shows e apresentações culturais em Maceió e União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana.

Diferente das edições anteriores, em 2025, o Vamos Subir a Serra começará em União dos Palmares. Na cidade que abriga a Serra da Barriga e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, as atividades iniciam no dia 14 e seguem até o dia 16 de novembro. Sendo que, no primeiro dia, as ações se concentrarão na Praça Basiliano Sarmento, Casa Jorge de Lima, Coreto Zé Doutor e auditório da Prefeitura de União.

O dia 14 será dedicado aos professores e alunos da rede municipal de União. Na Praça Basiliano Sarmento serão ofertadas oficinas sobre Ervas Medicinais, Abayomi, Hip-hop, Gastronomia, Turbante, Dança, Interpretação e Argila.

Já na Casa Jorge de Lima, o público vai poder visitar a Exposição – 40 Anos de Tombamento da Serra da Barriga, material do fotógrafo Januário Garcia (in memorian), pertencente ao Acervo Neabi/UFAL, e a Experiência em Realidade Virtual da Serra da Barriga, enquanto no auditório da prefeitura os professores da rede municipal terão capacitação em educação antirracista com o tema “Racismo institucional”.

O encerramento será às 19hs, com o show Coletivo Kingston Sound System Convida: Arielly Oliveira e Nique Vitorino

Em 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, serão promovidas atividades de acolhimento na Serra e divulgação da programação de Maceió.

Em seguida, no dia 21, o evento descerá a Serra e encontrará alagoanos, maceioenses e turistas na Orla da Pajuçara, em Maceió.

Realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô – entidade do movimento negro de Alagoas vinculado aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) – o Vamos Subir a Serra oferece uma diversidade de atividades que transitam entre cultura, afro-empreendedorismo, transmissão de conhecimentos e promoção das potencialidades do povo negro, quilombola e indígena de Alagoas e de outros estados.

Nas tendas que compõem a estrutura do evento, o público encontrará, além das manifestações culturais, produtos e serviços de qualidade desenvolvidos e executados por empreendedores negros, indígenas e quilombolas do estado, além de uma rica variedade da gastronomia afro-brasileira.

Nesta edição, o Vamos Subir a Serra terá 50 afro-empreendedores a mais do que no ano passado, totalizando 150 expositores que poderão comercializar e apresentar ao público seus produtos e serviços.

Segundo a coordenadora do evento, Valdice Gomes, a expectativa é a melhor possível, já que o sucesso dos anos anteriores permitiu que o Vamos Subir a Serra se consolidasse como um dos maiores do gênero no país. E o melhor: com programação aberta e gratuita. Valdice Gomes destaca ainda as novidades deste ano, como o Espaço Acotirene, que proporcionará uma gama maior de palestras e debates.

“Já com relação às apresentações culturais, garantimos a presença da maioria de grupos locais, incluindo atrações de outros estados e até de âmbito nacional. Esperamos que a população alagoana, militantes da causa negra, turistas que visitam Alagoas, além de professores e estudantes participem das atividades que foram pensadas com muito carinho”, ressaltou a coordenadora.

A edição 2025 do Vamos Subir a Serra conta com o patrocínio máster do TikTok , além de patrocinadores como a Prefeitura de Maceió, Governo do Estado, Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura; Patrocínio Cultural do SESC, além do apoio da Prefeitura de União dos Palmares, Neabi/UFAL e Fundeps.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

14/11 – Sexta-feira

União dos Palmares – Casa Jorge de Lima

União dos Palmares - Coreto da Praça Zé Doutor

União dos Palmares – Praça Basiliano Sarmento

União dos Palmares – Auditório da Prefeitura


15/11 Sábado

Serra da Barriga - Parque Memorial Quilombo dos Palmares


16/11 Domingo

Parque Memorial Quilombo dos Palmares – Serra da Barriga


20/11 Quinta-feira

Parque Memorial Quilombo dos Palmares


21/ 11 Sexta-feira

Maceió, Palco Dandara

Maceió, Espaço Acotirene

Maceió, Espaço Kazuli

Maceió, Palco Kizomba

Maceió - Oca Afrofuturo


22/11 Sábado

Maceió, Palco Dandara

Espaço Acotirene

Meninas e Mulheres Negras nas Ciências / Neabi – UFAL, com:

Maceió, Espaço Kazuli ​​

Maceió, Espaço Kizomba

Maceió, Espaço Oca Afrofuturo


23/11 Domingo

Maceió, Palco Dandara

Maceió, Espaço Acotirene

Maceió, Espaço Kazuli

Maceió, Espaço Kizomba

Maceió, Espaço Afrofuturo

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Show de bonecos dos irmãos Maria Clara e JP chega à Maceió Porcos de Pelúcia lança álbum ao vivo gravado no Teatro de Arena, em Maceió Cantora Flora se apresenta no Theatro Homerinho no próximo sábado (24) com show inédito Verão Massayó: veja os horários dos shows de sábado (17) e domingo (18)