Paulo Dantas e JHC travam um duelo à parte: agradar ao funcionalismo público

Publicado em 30/01/2023, às 08h09 - Atualizado às 08h10

Redação

 

LEIA TAMBÉM

O Governo de Alagoas garante liberar na tarde desta segunda-feira o pagamento dos salários referentes ao mês de janeiro de 2023 aos cerca de 76 mil servidores estaduais.

O que significa um incremento direto de R$ 467 milhões na economia alagoana.

É mais um embate que travam o governador Paulo Dantas (MDB) e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), no caso específico para ver quem melhor trata o funcionalismo público – um contingente considerável, eleitoralmente.

Outro, abordado em outro texto aqui neste blog, diz respeito à busca pelo apoio do eleitor da periferia de Maceió.

Tudo isso, naturalmente, com vistas às futuras eleições, sendo a mais próxima a do próximo ano, para escolha de prefeitos e vereadores.

No caso de Paulo Dantas, o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado, reimplantado no governo Renan Filho, é um desafio maior do que o de JHC, pois, segundo opiniões de especialistas desde o segundo semestre do ano passado, as finanças do Estado não têm boas perspectivas.

Uma demonstração dessa incerteza foi a apropriação, pelo Estado, de recursos do Alagoas Previdência, em dezembro de 2022.

Reforça esse entendimento a renegociação do Governo do Estado com hospitais privados para pagamento de repasses atrasados, desde 2022, para essas instituições.

Estaria sendo fechado um acordo para pagamento da dívida em 12 meses, com a primeira parcela se vencendo nesta segunda-feira, 30 de janeiro.

Um indicativo das condições financeiras do Tesouro Estadual vai ser a manutenção do compromisso de pagar ao funcionalismo dentro do mês trabalhado.

Já a Prefeitura de Maceió aparentemente está numa situação financeira mais confortável.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar