Paz em Casa: 2º Juizado da Mulher analisa cerca de 150 processos de violência doméstica

Publicado em 05/03/2024, às 12h16
Cerca de 150 audiências serão promovidas até esta sexta-feira (8) | Foto: Caio Loureiro / Ascom TJ -

Ascom TJ

A Semana da Justiça pela Paz em Casa conta também com audiências no 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Maceió. A unidade, no Fórum do Barro Duro, pautou 148 processos para a força-tarefa que segue até esta sexta (8). Segundo o juiz Antônio Barros, titular do 2º Juizado, a iniciativa demonstra a preocupação do Poder Judiciário com as mulheres vítimas de violência doméstica. “O andamento dos processos é muito importante para as vítimas. Durante esta semana, estamos promovendo o mutirão, e há alguns meses nosso grupo de trabalho vem dando uma grande baixa no acervo, superando a média dos processos que entram mensalmente”.

LEIA TAMBÉM

Denunciar é preciso - Uma das vítimas ouvidas no 2º Juizado é Érica, de 36 anos. A vítima conta que em julho de 2023 denunciou seu ex-marido, com quem conviveu durante onze anos. Segundo ela, nunca houve agressão física, mas diversas ameaças durante o relacionamento. “Ele gosta de ameaçar, durante muitos anos ele praticou violência psicológica. Estamos separados há algum tempo, mas no ano passado ele me ameaçou de morte. Resolvi denunciar e consegui uma medida protetiva”.

Ela relata que o ex-marido cumpriu as determinações da Medida Protetiva de Urgência (MPU) concedida pela Justiça, o que a fez se sentir mais segura. “A gente precisa denunciar até para evitar coisa pior. Procurando a Justiça você tem um pouco mais de segurança. Resolvi pedir ajuda e me senti segura com a medida protetiva, pois durante todo esse tempo ele não se aproximou mais de mim”.

Magistrado e servidores do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Maceió. Foto: Caio Loureiro.

Mutirão - A força-tarefa é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e segue até o dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A ação vem sendo promovida pelos 1º e 2º Juizados da Mulher na capital, Juizado da Mulher em Arapiraca e demais unidades do interior. Participam também o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Integrantes de organizada do CSA proibidos de frequentar jogos: veja ficha criminal Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual