Pedro faz três gols pelo Flamengo e repete Pelé, em feito inédito para brasileiros desde 1963

Publicado em 01/09/2022, às 08h45
Reprodução/Ogol -

Ogol

O massacre do Flamengo, fora de casa, contra o Vélez na Copa Libertadores tem um responsável. Pedro, em atuação de gala, anotou um hat-trick sobre os argentinos, repetindo assim algo feito uma única vez na história por um brasileiro - e não por um qualquer. A marca, até quarta-feira (30), era exclusiva de Pelé, que marcou três vezes em 1963 sobre o Botafogo.

LEIA TAMBÉM

Além de Pelé, apenas outros dois jogadores (não-brasileiros) haviam marcado três ou mais gols nesta fase da Liberta. O chileno Ivo Basay anotou três gols contra o Cruzeiro na disputa em 1997, mas não foi o suficiente para os chilenos avançarem. À época, a vitória por 3 a 2 levou o jogo para os pênaltis e a Raposa levou a melhor, sendo posteriormente campeã.

O jogador com mais com em um único jogo de semifinal de Libertadores é o colombiano Albiero Urusiaga, artilheiro da campanha vitoriosa do Atlético Nacional em 1989. O atacante fez quatro gols numa goleada de 6 a 0 sobre o Danubio, do Uruguai.

Pedro, com os três gols sobre o Vélez, alcançou 11 nesta Libertadores. O atacante já havia dado outro show nesta mesma edição, quando comandou um impiedoso 7 a 1 sobre o Tolima, à época marcando quatro vezes. Os 11 gols nesta edição deixam o atacante em posição confortável para ser o principal goleador do torneio, uma vez que agora tem quatro de vantagem para Rafael Navarro e Rony (Palmeiras) e Lucas Janson, do próprio Vélez.

Caso marque mais um gol nesta Libertadores, Pedro já será o principal artilheiro em uma edição neste século. O jogador com mais gols em uma Libertadores desde 2001 é o companheiro de ataque, Gabriel Barbosa, que marcou os mesmos 11 gols no ano passado. A melhor marca anterior a essa foi no fechamento do Século XX, quando em 2000 Luizão balançou as redes 15 vezes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novo técnico do Real Madrid defende Vini Jr após vaias em campo: 'Carregou o time' Brasil encerra 2025 na 5ª posição do ranking de seleções da Fifa Saiba quem são os "velhos conhecidos" do Brasil na primeira fase da Copa Ancelotti elogia Marrocos e cita 'grupo difícil' para o Brasil na Copa do Mundo