Peixe que era dado como extinto volta a ser visto na Austrália

Publicado em 12/05/2024, às 23h44
Foto: David Moffatt/Griffith University -

Revista Galileu

O peixe conhecido como Australian brook lamprey, que em português pode ser traduzido como lampreia australiana do ribeiro, é uma espécie que parecia estar extinta. Acreditava-se que vivia apenas em alguns córregos próximos à fronteira entre os estados de New South Wales e Victoria.

LEIA TAMBÉM

Porém, cientistas da Universidade de Griffith acabam de encontrá-la em Queensland – a 1,4 mil quilômetros da região que era conhecida como seu único habitat desde então. A descoberta foi publicada no periódico Endangered Species Research.

E isso não é tudo. Através dos indivíduos vivendo em Queensland, essa é a única espécie de lampreia encontrada em águas tropicais.

Apesar da aparência assustadora, essa lampreia não é um parasita – como algumas de suas “primas”. Mas, por ser confundida com aquelas que sugam sangue humano, sua preservação foi tida como pouco importante por muito tempo. Essa é apontada como uma das causas para sua quase extinção.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento Estudo investiga o potencial de microdoses de cannabis no tratamento de Alzheimer em idosos