Pelo menos 25 pessoas morrem após vulcão entrar em erupção na Guatemala

Publicado em 04/06/2018, às 07h33

Redação

Pelo menos 25 pessoas morreram e várias ficaram feridas após a erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, neste domingo (3), que provocou uma nuvem de pequenas pedras e cinzas que cobriu a região da capital do país.

LEIA TAMBÉM

Segundo o secretário-geral da Coordenação Nacional de Desastres, Sergio Cabañas, entre os feridos, quatro morreram quando a lava chegou a suas casas e duas crianças perderam a vida em uma ponte. Cerca de 300 turistas tiveram que deixar um hotel.

O órgão informou que em pelo menos cinco rios da região há avalanches de material vulcânico quente, motivo pelo qual manteve o alerta e retirou pessoas de quatro povoados.

A erupção provoca colunas de cinzas que ultrapassam os 2.200 metros da cratera, a 3.763 metros de altitude. As regiões mais afetadas são comunidades rurais e a cidade histórica de Antigua, a 20 km de distância da cratera.

As cinzas também levaram ao fechamento do aeroporto da Cidade da Guatemala, a 40 km dali, e à restrição de voo em todo o país. Segundo o órgão de desastres, esta é a pior erupção dos últimos anos do Vulcão de Fogo.

A cratera é uma das três ativas no país, junto com o Santiaguito e o Pacaya. Sua última erupção foi em janeiro, mas não deixou feridos. Em setembro de 2012, 33 mil habitantes tiveram que deixar suas casas em outra erupção.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto