Pelo menos 32 tartarugas morreram atropeladas no bairro do Pontal da Barra

Publicado em 14/01/2019, às 13h10
Cortesia ao TNH1/Instituto Biota de Conservação -

Erik Maia

Pelo menos 32 tartarugas da espécie Eretmochelys Imbricata, conhecida popularmente como Tartaruga-de-pente, morreram atropeladas na Avenida Assis Chateaubrian, no Pontal da Barra, em Maceió, desde a eclosão de um ninho de tartarugas, em um trecho da praia em frente ao local.

LEIA TAMBÉM

A informação foi confirmada pelo coordenador do Instituto Biota de Conservação, Bruno Stefanis, que coordena a busca pelos animais mortos e pelo ninho.

Ontem, um homem registrou o momento em que várias tartaruguinhas chegavam à pista, em vez de seguirem em direção ao mar. No vídeo, o homem relata que ele e o pai estavam devolvendo os animais à praia, mas a maré dificultava o trabalho; assista:

O Instituto Biota informou, na manhã desta segunda-feira (14), que as luzes utilizadas para a iluminação pública da região causam fotopoluição e, por isso, as tartarugas ficariam desorientadas e são atraídas para a pista.

Segundo o Biota, a Prefeitura de Maceió já foi acionada para que essas luzes sejam desligadas no período reprodutivo e, aos poucos, sejam trocadas pelas que não causam efeitos de fotopoluição.

A informação foi rebatida pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), que informou por meio de nota que não existe comprovação do efeito dos refletores ou da iluminação na orla em atrair animais da espécie marinha, e que a iluminação na orla de Maceió garante melhor visibilidade e segurança para a população.

O período de nascimento das tartarugas deve continuar até abril.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática