Pence defende declarações de Trump sobre Assange

Publicado em 12/04/2019, às 21h35
-

Folhapress

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, defendeu nesta sexta (12) as afirmações contraditórias do presidente Donald Trump em relação a Julian Assange, criador do WikiLeaks. Os EUA consideram o hacker uma ameaça à segurança do país em razão dos vazamentos de documentos confidenciais.

LEIA TAMBÉM

A primeira reação de Trump ao saber da prisão foi desdenhosa: "Não sei nada sobre o WikiLeaks. Não tenho nada a ver com isso". O comentário chamou a atenção porque Trump elogiou o site diversas vezes durante a campanha presidencial em 2016. "Eu amo o WikiLeaks", disse, depois do vazamento de documentos que prejudicaram sua rival, Hillary Clinton.

Pence disse que Trump apenas apoiou a exposição de informações, não o WikiLeaks.

Assange passou sua primeira noite detido na penitenciária de Belmarsh, em Londres –uma prisão de segurança máxima com capacidade para 910 prisioneiros, incluindo estrangeiros e detentos que despertam interesse público.

O trâmite da extradição para os EUA pode durar entre um ano e meio e dois anos.

Após ser preso, Assange foi apresentado a um tribunal. "Você aceita o pedido de extradição [americano]?", perguntou o juiz Michael Snow.

Assange respondeu que não. "No Reino Unido, ninguém está acima da lei", disse na quinta a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto