Pence promete buscar solução para crianças detidas nos Estados Unidos

Publicado em 26/06/2018, às 15h06

Redação

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, prometeu nesta terça-feira (26) que buscará uma solução para o problema das 51 crianças brasileiras detidas nos Estados Unidos que foram separadas de seus pais.

LEIA TAMBÉM

Em reunião no Palácio do Planalto, durante visita oficial do americano, o presidente Michel Temer sugeriu que o governo brasileiro possa buscar as crianças cujas famílias prefiram deixá-las com parentes no Brasil.
No encontro, Pence disse que a questão migratória é uma grande preocupação dos Estados Unidos, mas ressaltou que uma resposta para o assunto será dada o mais breve possível.

De acordo com presentes, Temer afirmou que a detenção das crianças brasileiras é um tema sensível, preocupante e precisa de uma solução célere. Ele adotou estilo diplomático na cobrança, evitando criticar a política migratória norte-americana e se concentrando na questão das crianças brasileiras.
O encontro entre os dois durou cerca de uma hora. A abordagem ocorreu longe das câmeras da imprensa, em um momento reservado do encontro.

No início, na frente dos jornalistas brasileiros, fizeram questão de trocar gentilezas. Pence expressou solidariedade pela situação dos refugiados e afirmou que apoia o Brasil no esforço de restaurar a democracia venezuelana.

Segundo relatos, porém, Pence não explicou de que maneira pretende solucionar a questão das separações, que ocorrem em decorrência da política de tolerância zero do presidente Donald Trump contra a imigração ilegal. 

A política, feita em abril, estabelece que todo adulto que tenta entrar irregularmente nos EUA deve ser detido e enviado para um presídio federal para aguardar o julgamento de seu caso. Como as crianças não podem ir para esses estabelecimentos, acabam separadas dos pais e enviadas para abrigos espalhados pelo país. 

A separação gerou uma onda de críticas contra a gestão Trump e obrigou o presidente a recuar, assinando uma ordem executiva para manter pais e filhos juntos durante o processo. Na segunda (25), o governo anunciou que vai suspender a aplicação da política de tolerância zero contra família de imigrantes.  

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto