Pernambucanas vencem maior competição escolar de tecnologia

Publicado em 27/05/2019, às 17h12
Divulgação - Marlom Diego -

Diário de Pernambuco

As estudantes pernambucanas Júlia Lopes, Maria Eduarda, Cibele Benício e Iale Maria, da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, localizada no Bairro do Recife, venceram o desafio global Technovation Challenge, na categoria Regional, com um aplicativo que conecta mães e pais durante a fase de gestação de seus filhos. O app foi batizado de “Twogether”, uma junção das palavras two ("dois" em inglês) e together ("juntos" também em inglês).

A ferramenta criada pelas estudantes tem o objetivo de ser um facilitador de compartilhamento de informações gestacionais e funcionalidades sincronizadas entre a gestante e o parceiro ou a parceira. Na plataforma, é possível fazer acompanhamento gestacional, checklist e há possibilidade de integração com um acompanhante da gestante. Inicialmente, a solução foi pensada apenas no contexto da competição, mas a equipe viu que existe um nicho de mercado amplo para transformar o app em negócio.

Desafio global

A Technovation Challenge é a maior competição mundial para meninas dos ensinos fundamental e médio no segmento de tecnologia. Desde 2013, a disputa já contou com a participação de mais de 10 mil alunas de todo o mundo, com o objetivo de engajar estudantes do gênero feminino entre 10 e 18 anos para o mercado empreendedor de tecnologia da inovação.

LEIA TAMBÉM

As pesquisas para o aplicativo da ETE Porto Digital começaram a partir dos 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), onde foram escolhidos os temas “Igualdade de Gênero” e “Vidas debaixo d’água”. Após as escolhas dos assuntos, o grupo criou um formulário que foi aplicado a uma comunidade. O maior engajamento foi em relação ao tema “Igualdade de Gênero”. Com base no resultado, as estudantes identificaram o desejo de algumas mães em dividir a fase gestacional com o pai da criança ou um familiar por um canal mais prático. O desenvolvimento do app contou com o apoio do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR).

"É a primeira vez que participamos de uma competição e não imaginávamos que venceríamos. Nosso objetivo é continuar propagando o aplicativo para que ele tenha um impacto diretamente na nossa comunidade", disse Maria Eduarda Barbosa, uma das responsáveis pelo aplicativo.

Apesar de novata na Technovation Challenge, a estudante é veterana em disputas internacionais. A aluna representou a rede municipal do Recife em duas competições mundiais de robótica, na Alemanha e no Japão. A equipe recifense se consagrou a melhor das Américas e ficou entre as oito melhores do mundo na RoboCup de 2017. No ano anterior, ficou atrás apenas da China, Hungria, Japão, Croácia, Estados Unidos, Indonésia e da anfitriã Alemanha.

O segundo lugar da categoria Regional da Technovation Challenge também ficou com uma escola pública pernambucana, a Escola Técnica Estadual Cícero Dias (NAVE Recife), localizada em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A escola faz parte do programa do Oi Futuro, uma parceria com as secretarias de Educação dos estados de Pernambuco e Rio de Janeiro. A escola é ainda apoiada pelo CESAR. Na Cícero Dias, uma equipe de alunas - formada por Maria Laura Brito, Maria Julia Castro, Maria Eduarda Pereira, Marcilene Santiago e Maria Poliana da Silva - criou um jogo com o objetivo de ser uma ferramenta facilitadora para a educação sexual de crianças entre 7 e 10 anos.

De acordo com a CESAR School, escola de inovação do CESAR, projetos ligados ao aprendizado tecnológico são desenvolvidos nas instituições com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ferramentas digitais no dia a dia dos alunos. "No NAVE, a CESAR School está presente desde 2006 e já impactou mais de 1,4 mil estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino técnico. Na ETE Porto Digital, a instituição atua desde 2018, trabalhando com mais de 280 alunos do primiro e segundo anos do ensino médio", ressaltou a instituição.

"Apoiamos não só o conhecimento, mas também a produção de tecnologias dentro das escolas, para que os alunos estejam inseridos na era digital e se sintam estimulados a empreender e a aplicar o aprendizado que recebem em soluções de impacto social", afirmou o diretor-executivo da CESAR School, Felipe Furtado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda