Pesquisa Datafolha mostra Lula na frente mas Bolsonaro já em 2º lugar

Publicado em 30/04/2017, às 09h01

Redação

Neste domingo (30) o jornal Folha de São Paulo publicou uma pesquisa "relâmpago" feita em 172 municípios, nas últimas quarta (26) e na quinta (27). Os resultados colocam Lula (PT) em primeiro lugar, o deputado Jair Bolsonaro (PSC) já em segundo, seguidos por Marina Silva (Rede) em terceiro lugar.

LEIA TAMBÉM

A pesquisa Datafolha praticamente não destaca, porém, a resiliência do nome de Marina no atual cenário. Juntamente com o juiz Sérgio Moro (sem partido e que nunca se disse candidato), a ex-ministra do Meio Ambiente se mantem alheia às críticas e avaliações no atual cenário de disputa.

É, portanto, o nome mais preservado e mais forte das posições de centro-esquerda e que também pode vencer a eleição de 2018. A Folha não aborda este cenário (que analistas consideram ser o de um candidato "tersius", que se preserva e se transforma em alternativa até a corrida final, a chamada "terceira via").

Comparados, no entanto, os números da pesquisa aparecem defasados no quesito rejeição de Lula. No Datafolha a rejeição do petista chegou a 48%. 

​Importante, portanto, atentarmos para as diferenças das duas pesquisas (as mais recentes no atual cenário político). Ambas confirmam a ascensão meteórica de Jair Bolsonaro, e o crescimento de João Dória (o de menor rejeição, mas o mais desconhecido). 

O cenário atual: Forte rejeição às medidas de Temer, que favorece Lula, o crescimento da rejeição ao candidato petista, a ascensão de Bolsonaro e Dória, e a preservação do nome de Marina Silva.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares