Pesquisa mostra empate na disputa presidencial entre Hillary e Trump

Publicado em 14/07/2016, às 15h56

Redação

A corrida presidencial dos Estados Unidos está empatada às vésperas das convenções nacionais dos dois principais partidos do país e a democrata Hillary Clinton está sendo prejudicada pela investigação do FBI, a polícia federal americana, sobre o uso de e-mails pessoais enquanto era secretária de Estado, mostrou uma nova pesquisa de opinião nesta quinta-feira, 14.

LEIA TAMBÉM

Enquanto Donald Trump se prepara para ser nomeado como candidato republicano na próxima semana, a sondagem o mostrou em um empate virtual com Hillary em um confronto na eleição geral de 8 de novembro. Cada candidato recebeu 40% de apoio - na pesquisa de junho, Hillary tinha uma vantagem de 6 pontos percentuais.

A margem de erro do levantamento New York Times/CBS News, realizada por telefone entre 8 e 12 de julho com uma amostragem aleatória de 1.600 adultos de todo o país, incluindo 1.358 eleitores registrados, é de 3 pontos.

O levantamento New York Times/CBS News revelou que 67% dos eleitores entrevistados disseram que Hillary não é honesta nem confiável, um aumento de 5 pontos percentuais em comparação com uma pesquisa da rede CBS no mês passado, antes de o FBI tornar suas conclusões públicas. A pesquisa apontou que 62 por cento do eleitorado também desconfia de Trump.

"Mas as explicações oscilantes e inexatas de Hillary a respeito do uso de seu e-mail ao Departamento de Estado parecem ter ressoado mais fundo no eleitorado", escreveu o Times.

Na semana passada, o diretor do FBI James Comey disse que Hillary foi "extremamente descuidada" no trato de informações sigilosas, mas que a investigação não encontrou indícios de que ela ou seus colegas tiveram intenção de violar as leis.

A pesquisa do New York Times/CBS News ecoa as descobertas de uma pesquisa da Universidade Quinnipiac divulgada na quarta-feira que mostrou Trump pouco à frente de Hillary nos chamados Estados pêndulos da Flórida e da Pensilvânia, onde a ex-primeira-dama perdeu terreno nos quesitos honestidade e padrões morais.

Em contraste com a pesquisa Times/CBS, uma sondagem Reuters/Ipsos divulgada na terça-feira apontou uma vantagem de 13 pontos percentuais para Hillary em nível nacional e um apoio de 46% diante dos 33% de Trump entre os eleitores prováveis - o voto é facultativo nos EUA.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos Ônibus com estudantes cai de penhasco na Colômbia e deixa 17 mortos