Pesquisa mostra que 91% dos consumidores já tiveram crédito negado

Publicado em 09/03/2022, às 21h13
Foto: José Cruz / Agência Brasil -

Agência Brasil

Pesquisa realizada pela Boa Vista mostra que 91% dos consumidores brasileiros já tiveram crédito negado ao menos uma vez na vida. Segundo o levantamento, feito com cerca de 3 mil entrevistados, a principal causa apontada pelos consumidores para a negativa foi o score de crédito baixo, citado por 43% dos respondentes.

LEIA TAMBÉM

Ter restrições no nome foi mencionada por 42%, seguido de não ter como comprovar renda (11%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (1%). “Todas essas causas, de fato, podem dificultar a tomada de crédito por parte do consumidor, já que as empresas levam em conta informações sobre comportamento de pagamentos dos clientes, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas”, disse o economista da Boa Vista Flávio Calife.

A pesquisa também verificou a compreensão sobre o Cadastro Positivo pelos consumidores, e 94% afirmaram ter ciência, frente a 78% registrados em 2021. O Cadastro Positivo é um banco de informações com registro do histórico de pagamentos em dia dos consumidores.

"Uma diminuição da taxa de juros médio e a inclusão de consumidores no mercado de crédito são impactos positivos para a economia do país, e só podem ser alcançados por meio da disponibilização de informações cada vez mais precisas para a concessão de crédito”, ressaltou Flávio Calife.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

7 em cada 10 adolescentes beneficiários do Bolsa Família em 2014 deixaram o programa até 2025, diz estudo Cidade que mais cresce no Nordeste completa 210 anos celebrando expansão imobiliária Veja o ranking de bairros com mais empresas em Maceió Dois novos impostos vão aparecer na nota fiscal em 2026; entenda