Pesquisa revela que as mulheres dirigem melhor que os homens. Entenda!

Publicado em 21/12/2015, às 11h35

Redação

Um dos mitos comuns a respeito das diferenças entre homens e mulheres começa a ser estudado mais a fundo e as primeiras conclusões aparecem.

Segundo uma pesquisa recente da  Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, homens realmente têm melhor senso de direção que mulheres, pois utilizam uma parte separada do cérebro para buscarem o melhor caminho.

Eles chegaram a essa conclusão utilizando scanners cerebrais e dados neurológicos, enquanto os voluntários realizavam testes de direção.

E a resposta para a pergunta parece ter vindo logo em seguida: quando mulheres receberam doses de testosterona, o desempenho delas em testes de direção melhorou. 

O teste envolveu 36 pessoas, metade homens e metade mulheres, que receberam óculos de realidade virtual e precisavam se virar para achar direções estipuladas em testes.

Eles precisavam resolver os 45 testes em 30 segundos, cada.

As linhas nesse diagrama mostram que tipo de caminho cada um deles tomou (linhas vermelhas para homens e azuis para mulheres).

Em geral, homens se saíram cerca de 50% melhor que mulheres. 

Na fase dois, um grupo de 42 mulheres recebeu testosterona — 21 delas gotas genuínas do hormônio na língua e a outra metade uma solução aquosa sem qualquer efeito.

Apesar das doses não terem aumentado significativamente o desempenho delas nos testes, elas passaram a utilizar setores do cérebro geralmente usados por homens para se direcionarem. 

O principal motivo para a pesquisa é fato da perda de direção ser um dos primeiros sintomas do Mal de Alzheimer.

Os médicos noruegueses, portanto, esperam mapear melhor o cérebro e entender como a doença deteriora as funções da mente

Apesar dos resultados, os cientistas foram rápidos em dizer que cientificamente não existe um conceito definido de cérebros "masculinos e femininos".

Segundo os pesquisadores, há uma série de detalhes específicos em cérebros masculinos e nos femininos. 

Mas eles afirmam que tanto homens quanto mulheres possuem características do sexo oposto em seus cérebros. 

Dessa forma, é quase impossível existir um cérebro completamente masculino ou feminino, por assim dizer. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo