Pesquisadores voltam ao Pinheiro para investigar surgimento de rachaduras

Publicado em 14/01/2019, às 17h54
-

TNH1 com Secom Maceió

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil e a Defesa Civil Municipal iniciam, nesta terça-feira (15), mais uma etapa do trabalho para investigar o surgimento de rachaduras no bairro Pinheiro, em Maceió. O grupo de pesquisadores esteve no bairro, na tarde desta segunda-feira (14), para fazer um reconhecimento da área de trabalho.

LEIA TAMBÉM

Os estudiosos voltam ao bairro para estudos de eletrorresistividade, um método geofísico que investiga a existência de água e estruturas geológicas em grandes profundidades.

Esta etapa, segundo a Defesa Civil Municipal, será realizada em alguns pontos de vias do bairro Pinheiro. “Esta é mais uma etapa que, junto aos demais levantamentos, tem o objetivo de esclarecer o que tem acontecido na região”, explica o geólogo Thales Sampaio, que é pesquisador do Serviço Geológico do Brasil e coordenador das ações no Pinheiro.

O levantamento está sendo realizado por três pesquisadores, sendo dois geólogos e um geofísico. Além deles, outros quatro especialistas dão continuidade à batimetria do Complexo Lagunar, estudo que deve ser concluído até o dia 25 de janeiro. “Temos, em média, 20 profissionais de referência no Brasil envolvidos nos estudos do bairro Pinheiro, em diversas áreas de atuação”, acrescenta Sampaio.

Nesta segunda-feira, o prefeito Rui Palmeira afirmou em entrevista à imprensa que a Prefeitura de Maceió está trabalhando em um plano de contingência para o bairro do Pinheiro.

Palmeira também disse que ainda não há um laudo que aponte a causa real das rachaduras e que qualquer afirmação, antes da conclusão do laudo, é tida como precipitada.

Os pesquisadores chegaram em Maceió na semana passada e iniciaram os estudos, no último dia 11, pela Lagoa Mundaú, com um mapeamento da morfologia do fundo da laguna.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer