Pessoas com deficiência viram modelos por um dia em desfile; confira

Publicado em 17/09/2015, às 11h41
-

Redação

Pessoas com deficiência viram modelos por um dia (Crédito: Assessoria)

Em sua 9ª edição, a "TrendHouse", uma das quatro semanas de moda mais disputadas do país, terá desfiles itinerantes entre os dias 21 e 25 de setembro, em comemoração aos 200 anos de Maceió.

Com direito a trilha sonora e muitos flashes, quatorze pessoas portadores de deficiência física ou mental se transformarão em “modelos por um dia” e subirão na passarela montada no Memorial à República no Jaraguá com uma coleção da Loja Forum. A proposta foi da deputada estadual Thaise Guedes.

O desfile que acontecerá na terça-feira (22), às 19h, apresentará um verão colorido, chique e descontraído, que faz parte da coleção de Primavera/Verão 2016. Peças fluidas com estamparia exclusiva e acessórios fortes e marcantes estarão presentes na passarela.

Para o empresário Alexandre Colírio, participar do projeto é recompensador, “Um dos objetivos do nosso grupo é contribuir para as causas sociais, e não poderíamos ficar de fora de uma iniciativa tão louvável. Estamos honrados com o convite da Deputada e unidos nesse projeto de tamanha nobreza”, destaca.

Entre os participantes, estão atletas paralímpicos da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL, a exemplo da estudante de biblioteconomia e nadadora, Erica Ferro. Portadora da Síndrome de Moebius, a atleta viu no projeto, uma chance de quebrar barreiras.

“Confesso que fiquei receosa de início por conta da minha síndrome, que causa paralisia facial, estrabismo e esse ar de "lerda", mas pensei que, assim como eu, podem existir outras pessoas com a Síndrome de Moebius que ficam em casa, se escondendo do mundo, pelo fato de serem um tanto "esquisitas" esteticamente falando", disse.

"Esse projeto me deu a chance de colocar a Síndrome de Moebius em destaque. Uma síndrome muito rara e pouco conhecida. Não há cura, apenas cirurgias corretivas. Acredito que com mais divulgação, profissionais da área da saúde podem se interessar pelo tema e fazerem pesquisas nessa área aqui no estado de Alagoas. Em outros estados já se tem maiores informações sobre a síndrome. Aqui ainda é algo novo. Vamos quebrar essas barreiras”, declarou Erica.

Exposição Fotográfica

Ainda em setembro, em uma estrutura montada no Parque Shopping, uma mostra realizada pelos renomados fotógrafos, Chico e Gal Brandão, apontará uma forma diferente de se fazer a inclusão social, trazendo registros fotográficos desses modelos.

De acordo com Chico Brandão, a ideia surgiu do conceito de se exteriorizar imagens, retratando o dia-a-dia dessas pessoas em diferentes situações. “A deputada avalia que isso é importante para ajudar a diminuir o preconceito, fazendo com que a sociedade perceba a deficiência física com uma perspectiva diferente. Abraçamos a causa e o resultado vai ficar incrível, todos agiram como se já fossem modelos, e suas histórias de vida nos incentivaram a fazer o nosso melhor”, declarou.

“A função de eventos, como esse, que promovem a inclusão é principalmente chamar a atenção da sociedade para as possibilidades da inserção no seu sentido mais amplo. A arte e o esporte, em especial, têm sido um eficiente portal para a quebra de preconceitos, pois levam a informação e provocam a transformação de mentes e de atitudes”, concluiu a Thaise Guedes.

Serviço:

Desfile Beleza Inclusiva

Trend House´15 – Semana de Moda de Alagoas

Local: Memorial à República

Data: 22 de setembro

Hora: 19h



Fonte: Assessoria


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer