Pessoas que não bebem morrem mais cedo; diz pesquisa

Publicado em 20/01/2017, às 19h02

Redação

Uma desculpa para tomar uma cerveja ou vinho sempre é bem-vinda. Ainda mais quando vem com o respaldo da ciência.

LEIA TAMBÉM

Pesquisadores da Universidade do Texas acompanharam a vida de 2 mil pessoas durante alguns anos. E o que descobriram foi que quem bebia de um a três drinks por dia corria menos risco de morrer prematuramente. Em comparação a eles, a probabilidade de um abstêmio morrer de qualquer doença era 51% maior – e eles perdiam até para os beberrões mais pesados, cujos riscos eram de apenas 45%.

É que algumas substâncias do álcool ajudam a proteger o coração (lembra que contamos por aqui que cerveja reduz o risco de infarto?).  Outros vários estudos (tipo esse aqui) também já comprovaram esse efeito protetivo.

Mas vale lembrar e reforçar: é importante consumir com moderação. Não dá para encher a cara todos os dias e esperar que vida longa e saudável.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cheiro forte de pum pode evitar avanço do Alzheimer, aponta novo estudo Quer criar reencontro com mortos? Saiba como funciona o app O que é Maria Louca, a bebida clandestina que ganhou destaque em 'Tremembé' Testes de brasileiros superdotados serão realizados em Alagoas e outros 13 estados