Flávio Gomes de Barros
Jornalista Gabriela da Cunha:
LEIA TAMBÉM
"A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, definiu como uma 'surpresa ruim' a notícia de que a Braskem está em conversas com a Unipar sobre 'potenciais oprtunidades envol ativos e/ou participações societárias' da companhia e suas subsidiárias, incluindo a possibilidade de venda de ativos nos Estados Unidos.
A executiva falou com a imprensa durante o evento 'Energia Delas: Empoderamento Feminino nas Instituições', organizado pela Petrobras para discutir a equidade de gênero em instituições públicas e privadas e promover a troca de experiências sobre o papel das mulheres em posições de liderança.
O Estadão/Broadcast havia apurado na véspera que a Unipar analisa documentos para formalizar uma proposta para aquisição da subsidiária da Braskem nos Estados Unidos. A oferta pode superar US$ 1 bilhão, mas um valor final ainda depende de um escrutínio mais profundo dos números da subsidiária.
A perspectiva de uma venda se dá num momento de piora da situação financeira da Braskem, que na quinta-feira, 7, divulgou mais um balanço com prejuízo
Questionada pelos jornalistas, Magda disse que a possibilidade do negócio da Braskem chegou pelo 'burburinho do mercado'.
A Braskem é controlada pela Novonor (ex-Odebrecht) e pela Petrobras. Tanure negocia a fatia da Novonor. Em 17 de julho, a Braskem informou que a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a potencial transação envolvendo as ações de emissão da Novonor com a Petroquímica Verde Fundo de Investimento em Participações — veículo de investimentos detido por Tanure.
Segundo Magda, Tanure afirmou a William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, e Fernando Melgarejo, diretor financeiro e de RI, não ter envolvimento com os fatos até aqui. Tanure atribuiu os acontecimentos a bancos relacionados à Braskem, segundo Magda..."
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar