Pezão, governador do Rio, fará quimioterapia para tratar câncer ósseo

Publicado em 24/03/2016, às 14h37

Redação

O governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), 60 anos, começará nesta sexta-feira, 25, a quimioterapia para tratar o linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer ósseo diagnosticado nesta quinta-feira, 24, pela equipe do hospital Pró-Cardíaco, onde está internado desde o dia 12. O governador anunciou que pretende tirar uma licença de cerca de 30 dias para se dedicar ao início do tratamento. No período da licença, assumirá o vice-governador, Francisco Dornelles (PP), de 81 anos.

O médico Daniel Tabak, oncologista que atenderá o governador, afirmou que o tratamento deverá levar aproximadamente seis meses. Serão de seis a oito ciclos de 21 dias cada: três dias consecutivos de quimioterapia e 18 dias de descanso. Segundo Tabak, o câncer detectado é do tipo agressivo, mas com grandes chances de cura do paciente.

"Foram momentos muito difíceis, mas graças a Deus os médicos descobriram (o tipo de doença). Vou encarar com muita determinação e firmeza. Deus dá para a gente o fardo que a gente pode carregar. Espero sair mais forte", declarou o governador durante entrevista coletiva, ao lado da mulher, Maria Lúcia, de Tabak e de seu médico particular, o cardiologista Cláudio Domenico.

Segundo Tabak, o linfoma se manifestou principalmente na oitava e nona vértebras torácicas, que apresentaram um tipo de "erosão". Foi a biópsia do pedaço de osso de uma dessas vértebras que apontou a existência do câncer, classificado como linfoma não-Hodgkin anaplásico de grandes células tipo T-Alk positivo. Tabak informou que 70% dos pacientes com esse tipo de câncer submetidos a tratamento ficam curados. "Mas os números podem ser até melhores", afirmou o oncologista.

Nesta quinta-feira Pezão será submetido a uma cirurgia simples, com anestesia local, para a instalação de um catéter que facilitará a chegada dos medicamentos a veias profundas. O cateter será instalado sob a pele da clavícula.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas