PF combate grupo criminoso especializado em crimes financeiros

Publicado em 01/12/2021, às 20h04
Tânia Rêgo / Agência Brasil / Reprodução -

Agência Brasil

Uma organização criminosa especializada nos crimes de evasão de divisas, câmbio ilegal e lavagem de dinheiro foi desarticulada, nesta quarta-feira (1º), pela Polícia Federal (PF), durante a Operação Massari. Os investigados atuavam na fronteira do Brasil com Uruguai, entre Santana do Livramento e Rivera.

LEIA TAMBÉM

O grupo criminoso também tinha ramificações no estado de São Paulo e litoral de Santa Catarina para executar o fluxo de dinheiro ilícito dessas regiões para a fronteira sul do Brasil e posteriormente para o Uruguai, a China, Argentina e o Chile.

Segundo a PF, ao menos R$ 13,5 milhões foram movimentados por intermédio de contas bancárias vinculadas aos investigados, nos últimos três anos. “Porém, estima-se que a movimentação financeira paralela seja muito superior, visto que a maior parte das operações se dá através de dinheiro em espécie”.

Cerca de 40 policiais federais cumprem desde o início da manhã dez mandados de busca e apreensão, em Santana do Livramento e um na cidade de São Paulo, além de ordem de bloqueio de contas bancárias e a indisponibilização de veículos. De acordo com a PF, o nome da operação, Massari, é uma expressão usada pelos investigados ao se referirem às transações com dinheiro em espécie.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Taxa das blusinhas': Lula assina MP que zera imposto em compras internacionais de até US$ 50 Senado aprova a renovação automática da CNH para “bons condutores”; veja regras MP-SC conclui que cão Orelha não morreu por agressão de adolescentes; "Inacreditável", diz Luísa Mell Mãe tenta aliviar azia, bebe tira-manchas sem perceber e faz alerta sobre embalagem