PF desarticula quadrilha acusada de fraudar concursos públicos

Publicado em 21/10/2015, às 08h47
-

Redação

PF desarticula quadrilha que usava eletrônicos pra fraudar concursos (Crédito: Reprodução)

Atualizada às 11h

Um grupo acusado de utilizar micro câmeras para fraudar a realização de concursos públicos do Poder Judiciário, em todo o Brasil, é alvo de uma operação da Polícia Federal em Alagoas, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rondônia. O estado alagoano é onde funciona o "núcleo" da quadrilha, de acordo com a polícia.

A Operação Afronta, como foi batizada, cumpre 19 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão. Em Alagoas, quatro pessoas foram presas, de acordo com o delegado André Santos Costa, superintendente adjunto da PF em Alagoas.

De acordo com a investigação da ação criminosa, investigada pela PF em Sorocaba (SP), cidade onde o grupo se hospedou e fez prova do concurso para os cargos de analista e técnico judiciários do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a ação funcionava com a participação de várias pessoas.

Os interessados em passar no concurso por meio da fraude e os “pilotos” responsáveis pelo esquema se inscreviam e iam ao local de prova. Os “pilotos” fotografavam as provas com micro câmeras e, decorrido o tempo mínimo de permanência no local, saíam e repassavam as imagens para o líder da organização. Esse, por sua vez, distribuía as respostas para os interessados, por meio de ponto eletrônico conectado ao celular do candidato.

Assista:

Pelo serviço, o candidato pagava dez vezes o valor de um salário do cargo pretendido.

Na investigação, o Sistema de Prospecção e Análise de Desvios em Exames, desenvolvido pela PF, foi usado para detectar a fraude e identificar os participantes. O sistema foi alimentado com os gabaritos e, por meio de uma varredura, buscou coincidências nas respostas e os candidatos com maiores coincidências, analisando ainda se elas eram esperados ou não.

Veja imagens dos equipamentos usados na fraude:


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer