PF prende 2 em ação contra o garimpo ilegal no interior do Pará

Publicado em 19/03/2023, às 22h03
Reprodução -

Folhapress

Duas pessoas foram presas em ação da Polícia Federal e do Ibama contra dois garimpos ilegais em Canaã dos Carajás, no Pará, neste sábado (19). A operação contou com apoio do ICMBio e da Força Nacional. Um dos garimpos estava localizado dentro de uma área de proteção federal.

LEIA TAMBÉM

O QUE ACONTECEU? Os presos, que não tiveram a identidade divulgada, foram localizados na zona rural da cidade. Foram apreendidos 14 motores inutilizados e dois veículos. Um dos garimpos ficava dentro do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, uma área de proteção federal.

O outro era uma área particular que não tinha licença para extração de minérios. Segundo a PF, os garimpos desmobilizados eram do tipo galerias, escavações em que são utilizados explosivos para extração de cobre, o que causa sério dano ambiental. Os responsáveis podem responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União (extração ilegal de minério) e também por associação criminosa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática