PF prende suspeito de integrar Estado Islâmico e preparar atentado a bomba no Brasil

Publicado em 29/01/2026, às 13h00 - Atualizado às 13h00
Página de grupo brasileiro na internet declara apoio à facção terrorista Estado Islâmico - Reprodução / X

José Marques / Folhapress

Ler resumo da notícia

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (29) em Bauru, no interior de São Paulo, um homem suspeito de integrar o Estado Islâmico que se preparava para praticar um atentado terrorista suicida no Brasil.

LEIA TAMBÉM

A operação contou com ajuda do FBI (o equivalente americano à PF) e foi autorizada pela 3ª Vara Federal de Bauru. Foram cumpridos mandados de prisão temporária, busca e apreensão, além de quebra de sigilo telemático e acesso a dados eletrônicos.

Com o homem, que não teve o nome ou informações pessoais divulgados, foram apreendidos itens para a produção de explosivos.

As suspeitas são de que o investigado se preparava para a montagem de um colete com explosivos, e que pretendia se suicidar.

A PF disse, em nota, que "as investigações prosseguem com o objetivo de aprofundar a apuração dos fatos, bem como prevenir a ocorrência de atos que atentem contra a segurança pública e a ordem social".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Três vítimas de grave acidente com ônibus de Alagoas permanecem internadas em MG Pai de influenciador tem parte do crânio 'armazenada' na barriga em cirurgia; entenda Adolescentes investigados por causar morte de cão Orelha voltam ao Brasil após viagem aos EUA Mulher é presa sob suspeita de participação na morte de amiga