Pfizer entregará 20 milhões de doses de vacinas para crianças até março

Publicado em 06/01/2022, às 09h39
Divulgação/Pfizer -

Veja

A farmacêutica Pfizer informou na noite desta quarta-feira, 5, que vai fazer uma entrega inicial de 20 milhões de doses da versão pediátrica de sua vacina contra a Covid-19 para o Ministério da Saúde no primeiro trimestre deste ano. O imunizante, direcionado para o público de 5 a 11 anos, foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro.

LEIA TAMBÉM

A empresa prevê que as primeiras doses devem chegar na próxima semana. Em coletiva, o Ministério da Saúde disse que o voo com a primeira remessa está previsto para pousar no Aeroporto de Viracopos no dia 13. A partir do dia 14, deve começar a distribuição para estados e municípios. Ainda de acordo com a pasta, o Brasil vai receber três lotes no mês, totalizando 3,74 milhões de doses.

O ministério recomendou que sejam priorizadas as crianças com comorbidades e deficiências permanentes, as que vivem com pessoas com alto risco de desenvolver casos graves e que a campanha comece pelas crianças mais velhas.

O imunizante da Pfizer para crianças tem rótulo e tampa na cor laranja para diferenciar da versão para pessoas a partir de 12 anos. A formulação também é diferente.

As crianças vão receber 10 microgramas do imunizante, que corresponde a um terço da dose administrada para jovens acima de 12 anos. No Brasil, o intervalo entre as duas doses será de oito semanas – e não de três, conforme previsto em bula-. Um estudo com 2 mil crianças apontou que a vacina tem 90,7% de eficácia contra casos sintomáticos da doença.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados