PGR envia parecer ao STF sobre reconhecimento do campeão Brasileiro de 1987

Publicado em 19/02/2026, às 15h59
- Reprodução/LANCE!

Agência Brasil

Ler resumo da notícia

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) favorável à resolução da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, em 2011, reconheceu o Flamengo e o Sport Clube Recife como campeões do Campeonato Brasileiro de 1987. A manifestação foi enviada à Corte nesta quarta-feira (18).

LEIA TAMBÉM

O parecer foi anexado em um recurso protocolado pelo Flamengo para derrubar a decisão do Supremo que reconheceu o Sport como único vencedor do campeonato e anulou a resolução da CBF.

Ao analisar o caso, o procurador entendeu que o reconhecimento dos dois clubes como campeões pela CBF foi feito no âmbito esportivo e deve ser preservado.

“O parecer é pela rescisão do acórdão impugnado. Para a solução da causa, deve ser afastada a conclusão de nulidade da RDP/CBF n. 02/2011, preservado o reconhecimento conferido ao Sport nos estritos limites do comando transitado em julgado, sem que, portanto, se tenha por proibida a titulação compartilhada de campeão do certame de 1987”, afirmou Gonet.

O caso vai ser decidido novamente pelo Supremo em uma ação rescisória protocolada pela defesa do clube carioca. Ainda não há prazo para julgamento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Lateral do ASA prevê catimba do Murici, mas garante: 'Muitas chances de final' CRB terá setor com música, open bar e comida contra o CSA; veja valores Campeão argentino está perto de acerto com grande da Série A Árbitro de CRB x CSA explica na súmula expulsão de Mikael; confira na íntegra