☰
✕

Piloto de parapente morre após queda durante voo em evento em Minas Gerais

Publicado em 28/02/2022, às 10h18
Acervo Pessoal -

Daniel Leite/Folhapress

Um piloto de voo livre morreu neste domingo (27) após cair de parapente em Governador Valadares (317km de Belo Horizonte). Uma filmagem mostra o momento do acidente, quando ele despenca e cai, para espanto de quem assistia no Pico do Ibituruna, local conhecido em todo o país para a prática desse esporte.

LEIA TAMBÉM

Segundo a Polícia Militar, a vítima se chamava Valdemiro Rafael Martins, de 41 anos. O atendimento inicial foi feito pelos Bombeiros e, em seguida, pelo SAMU, mas ele não resistiu. A reportagem tenta contato com a Fly Uai, organizadora do evento, de acordo com o boletim de ocorrência.

A PM informou ter sido acionada pouco antes das 13h para ir à estrada de acesso ao pico, em uma chácara. De acordo com a corporação, já havia bombeiros presentes no evento esportivo, como medida preventiva, quando aconteceu a queda de Valdemiro, de forma abrupta.

Na filmagem, aparecem em torno de dez parapentes voando ao mesmo tempo. O dia estava com céu claro, poucas nuvens. De repente, o equipamento de Valdemiro, de cor amarela, começa a despencar, até passar ao lado do pico, quando não é mais possível visualizar o que aconteceu. Uma pessoa chega a dizer "reserva", como que pedindo para ele acionar o equipamento reserva.

Por ter caído num local difícil de chegar, um dos bombeiros foi de quadriciclo, de carona, até a chegada da viatura para o socorro, segundo a PM.

O piloto apresentava politraumatismo e sem sinais vitais significativos, pelo que consta no boletim. Mas o oxímetro, que mede a oxigenação no sangue, indicou que ele ainda estava vivo.

Os bombeiros informaram que ele foi colocado na prancha, imobilizado, para ser levado de helicóptero a um hospital, mas durante o atendimento, um médico do SAMU constatou o óbito.

No site do evento há telefones e email de contato, mas, por enquanto, a reportagem não conseguiu falar com nenhum responsável para saber se houve alguma infração às regras de segurança de voo. Foi tentado contato telefônico e enviado email com as perguntas, e a reportagem aguarda retorno.

No portal oficial do evento, é informado que o Fly Uai aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, inspirado na Copa Ícaro, na França, com festival de fantasia e voo livre, atrações para crianças e adultos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Assessor de deputada do PSOL é preso em operação sobre exploração sexual de menores Saiba quem são os 15 primeiros indiciados pela PF sob suspeita de crimes no Banco Master Comissão aprova inclusão expressa de casais homoafetivos na Lei Maria da Penha Polícia do Rio investiga MC Poze por suspeita de estupro de adolescente de 16 anos