Pílula para crescer músculos sem exercício físico pode virar realidade

Publicado em 26/08/2017, às 22h30

Redação

O sonho de muita gente é ter aquela barriga sarada e o corpo cheio de músculos, mas a ideia de ir para a academia puxar ferro e suar a camisa faz essa galera desistir. Se você se enquadra neste time, comemore: cientistas podem estar próximos de lançar uma pílula que simula os efeitos do exercício físico e ajuda a fortalecer a musculatura sem esforço!

LEIA TAMBÉM

Entretanto, é bom ter cautela já que os testes só foram feitos com camundongos. Até essa fórmula mágica chegar às prateleiras deve demorar um tempão, então você pode continuar pagando a mensalidade de sua academia em busca do corpo que você considera ideal.

Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, notaram que apesar de a frequência cardíaca aumentar durante um exercício físico, o intenso fluxo sanguíneo privilegia os músculos e o cérebro ao invés de ir para outros órgãos. Descobrir com o corpo fazia para diferenciar o destino do sangue ainda era uma utopia.

Em estudos com rato, entretanto, foi notado que existe uma proteína no capaz de fazer exatamente essa tarefa, detectando o local de maior atividade física e bombeando o fluxo sanguíneo até lá, “desviando” de outras partes do corpo que não estão diretamente ligadas ao exercício.

Essa proteína é chamada de Piezo1 e é encontrada na parede interna dos vasos sanguíneos da região abdominal. Quando o fluxo sanguíneo aumenta, a proteína faz com que esses vasos se contraiam, impedindo a circulação nessa região e mandando o líquido vital para as áreas mais ativas do corpo naquele momento.

Com base nessas descobertas, os cientistas tentam desenvolver alguma droga sintética capaz de ativar essa reação da Piezo1 sem a necessidade de esforço. O primeiro composto sintético foi chamado de Yoda1, batizado desse jeito já que seria uma forma de controlar a força. E nos testes iniciais – ainda em laboratórios – esse composto interagiu bem com a proteína! O próximo passo é descobrir como ele funciona dentro do corpo dos ratinhos – será que o monstro vai sair da jaula sem nenhum esforço? O jeito vai ser esperar para ver... 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cientistas encontram fóssil de tubarão que viveu há 115 milhões de anos Pedreira da Ilha de Páscoa dá pistas de estátuas enigmáticas dos polinésios Novo estudo sugere que neandertais canibalizavam mulheres e crianças forasteiras Cientistas alertam para poderes de 'armas-cerebrais' que podem controlar memória, percepção e comportamento