Pinheiro: Arquitetos e Urbanistas atenderão as famílias do programa “Posse Legal”

Publicado em 08/04/2019, às 18h02
Dayane Laet/TNH1 -

Assessoria

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) abriu nesta segunda feira (8) o Edital de Cadastro Público Simplificado (CPS) nº 01/2019 para contratação de Levantamento Arquitetônico e Memorial Descritivo, para fins de processos de regularização de imóveis localizados no bairro do Pinheiro, em Maceió- AL, denominado “Posse Legal: Etapa Pinheiro”, a serem desenvolvidos por profissionais habilitados – Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ) para atuar na modalidade de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS, no Município de Maceió, considerando Decreto Municipal de Calamidade n° 8.699, de 25 de março de 2019.

LEIA TAMBÉM

O programa “Posse Legal” visa regularizar a posse de imóveis no bairro do Pinheiro que ainda não estejam devidamente registradas. Os documentos técnicos serão viabilizados gratuitamente para a população pelo CAU/AL, uma iniciativa conjunta da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL), do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL).

Ao todo serão cinco profissionais contratados especialmente para atender a demanda do bairro, tendo como meta regularizar 6.000 metros quadrados de moradia. Para participar da seleção, é preciso fazer o preenchimento de ficha de inscrição pela Pessoa Física (PF) ou do Responsável Técnico indicado pela Pessoa Jurídica (PJ).

De acordo com o presidente do CAU/AL, Heitor Maia, a ação tem o objetivo de ajudar a dar celeridade ao trâmite das ações da Justiça em relação ao direito de garantir o aluguel social. “Há uma necessidade urgente da população em ter acesso ao auxílio e o processo é parecido com o do usucapião, onde é necessário a atuação de um arquiteto no levantamento arquitetônico da residência. Fomos convidados pelo presidente do Tribunal de Justiça para fazer parte deste trabalho”, afirmou.

O CAU/AL ainda remanejará mais quatro arquitetos de um edital em funcionamento para atuarem no Pinheiro, totalizando assim nove profissionais habilitados e 10.000 metros quadrados de área para regularizar. A seleção das famílias beneficiadas por esta ação será indicada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

No ato da inscrição a Pessoa Física (PF) ou Jurídica (PJ) deverá entregar e preencher o formulário de inscrição, conforme Anexo II do Edital, acompanhado da Certidão de Registro e Quitação do CAU, bem como, não conste como autuado em processo por infração, em tramitação em CAU/UF ou no CAU/BR, aos dispositivos do Código de Ética e Disciplina ou da Lei n° 12.378, de 31 de dezembro de 2010. O candidato receberá o comprovante de inscrição.

Sobre o ATHIS

A assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social (ATHIS) existe no Brasil desde 2008 e dispõe de um instrumento legal que assegura essa assistência às famílias de baixa renda. A implantação da Lei de Assistência Técnica Nº. 11.888 é uma das ações previstas no planejamento estratégico do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) desde 2017.

O desenvolvimento e implantação da Lei de Assistência Técnica prevê atender a população carente de até 03 (três) salários mínimos, previstos em lei federal. Alagoas é um dos pioneiros no Brasil que apresentou um projeto voltado para atender a comunidade.
As inscrições para o Cadastro Público Simplificado – CPS serão realizadas nas dependências do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas – CAU/AL, a partir do dia 08 d março de 2019, das 13h00 às 18h00, localizado na Av. Comendador Gustavo Paiva, n° 2789, Mangabeiras, Maceió/AL, no Ed. Norcon Empresarial, loja 08.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês