Pinheiro: pagamento dos primeiros lotes deve sair ainda esta semana

Publicado em 10/09/2019, às 17h46
-

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió informa que o pagamento das parcelas da renovação da Ajuda Humanitária do Governo Federal deverá ser feito ainda esta semana. A medida depende da chegada de cartão bancário em nome do órgão municipal, o que deve ocorrer até amanhã (11). A partir de então, o Banco do Brasil deverá creditar, em 48h, os benefícios nas contas dos moradores cadastrados.

LEIA TAMBÉM

Em reunião na última segunda-feira (9), representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), Secretaria Municipal de Economia (Semec), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Governo (SMG) e Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) discutiram os trâmites para agilizar o pagamento das parcelas da renovação após serem sanados todos os entraves para este processo.

O cartão bancário foi solicitado pela Defesa Civil Nacional e, segundo informações do Banco do Brasil, a previsão é que o pagamento seja disponibilizado até a próxima sexta-feira (13). Assim que o cartão estiver disponível, será feito o pagamento dos lotes de renovação e os saques do benefício já começam a ser liberados.

De acordo com informações da Semec, um dos entraves que dificultava a liberação automática das parcelas da renovação é o fato de o valor disponibilizado – R$ 7.066.000,00 – ter sido depositado em nova conta no nome da Prefeitura de Maceió, uma vez que o repasse do recurso federal atende agora ao Estado de Calamidade e não mais ao de Situação de Emergência.

Com a mudança da conta, seria necessário novo cadastramento de todos os moradores do Pinheiro que já recebem o benefício federal no sistema de pagamento bancário. Após discussões envolvendo o Governo Federal e o Banco do Brasil, foi possível fazer a transferência dos dados existentes para a nova conta para agilizar o pagamento dos valores, considerando que os beneficiários são os mesmos já cadastrados.

Ainda durante a reunião, foi esclarecido que os beneficiários dos lotes 1 e 2 receberão as parcelas retroativas da Ajuda Humanitária. O valor será repassado de forma gradativa, com diferença de alguns dias entre a liberação das parcelas.

O auxílio-moradia social é concedido pelo Governo Federal para moradores com recomendação de realocação no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias em decorrência da instabilidade de solo que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Atualmente, 2.047 famílias recebem o benefício.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês