Pinto da Madrugada agita a orla de Maceió neste sábado (22) com homenagens a ícones alagoanos

Publicado em 21/02/2025, às 14h12
- Divulgação/Ascom

Assessoria

O Bloco Pinto da Madrugada, patrimônio imaterial da cultura alagoana, celebrará 26 anos com um desfile na orla de Maceió neste sábado, 22 de fevereiro, a partir das 9h. A concentração começará às 7h, no Marco dos Corais.

LEIA TAMBÉM

O evento contará com 15 orquestras alagoanas, reunindo mais de 900 músicos de diversos municípios, além de cinco carros alegóricos, clarins, bonecos gigantes, passistas e alegorias de blocos tradicionais do estado.

Este ano, o bloco homenageará três figuras ilustres: o cineasta alagoano Carlos “Cacá” Diegues, pioneiro do Cinema Novo, falecido em 14 de fevereiro de 2025; a produtora cultural e artista circense Peró Andrade, que contribuiu significativamente para as artes cênicas em Alagoas (faleceu em 15 de dezembro de 2024), e Museu Théo Brandão, que celebra seu cinquentenário em 2025. O museu, fundado em 20 de agosto de 1975, é um importante centro de preservação da cultura de Alagoas.

A expectativa é que o evento atraia mais de 500 mil foliões, impulsionando a economia local e fortalecendo as tradições culturais da região. Estudos do Observatório da Economia Criativa afirmam que no ano de 2019 , as prévias carnavalescas de Maceió movimentaram R$ 148 milhões, dos quais 80,4% (aproximadamente R$ 119 milhões) foram diretamente associados ao Pinto da Madrugada, representando cerca de 0,5% do PIB municipal.

Além do impacto econômico, o bloco fortalece a cultura local, resgatando tradições e promovendo a identidade do frevo no estado, com a participação de cerca de 900 músicos alagoanos. O evento também beneficia diversos setores, como ambulantes, hotéis, bares e restaurantes, ateliês e motoristas de aplicativos, gerando uma movimentação econômica significativa.

O Pinto da Madrugada contará com o apoio da Prefeitura de Maceió e patrocínios de empresas como Hotel Ponta Verde, Pitú, Bonsono, Telesil e Maceió Shopping, reforçando sua posição como referência do carnaval alagoano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Escolas de samba vão às ruas da Ponta Verde na primeira noite de desfiles em Maceió Operação Lei Seca registra redução de 25% nas situações de alcoolemia durante o Carnaval Operação Carnaval: Alagoas registra redução de 10% no número de feridos em acidentes nas BRs Beija-Flor é a campeã do Carnaval RJ 2025; veja classificações