Planalto notifica internautas por fazerem memes de Temer com fotos oficiais

Publicado em 23/05/2017, às 10h14

Redação

Uma atividade que vem se tornando comum a cada acontecimento de relevância no Brasil, a criação dos chamados memes — conteúdo cômico que se dissemina nas redes sociais — é alvo de notificação do Departamento de Produção e Divulgação de Imagem do Palácio do Planalto. Diante da nova crise política que se instaurou em Brasília com a delação da JBS, o órgão tenta evitar a associação da imagem do presidente Michel Temer a postagens humorísticas. 

LEIA TAMBÉM

Para isso, está enviando comunicados a páginas satíricas para que coloquem os créditos do governo na autoria das fotos retiradas de canais oficiais (Flickr e portal do Planalto). Além disso, a mensagem salienta que imagens oficiais estão liberadas para fins jornalísticos e divulgação das ações governamentais, mas que "para outras finalidades, é necessária autorização prévia".

No e-mail a que Zero Hora teve acesso, a Secretaria de Comunicação Social informa que "todas as fotografias (disponibilizadas nos canais oficiais do governo) estão liberadas para uso jornalístico e divulgação das ações governamentais. Para outras finalidades, é necessária autorização prévia da Secretaria de Imprensa da Presidência da República".

O aviso diz ainda que "os interessados podem reproduzir as imagens desde que citado os créditos, conforme determina a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais "Artigo 24. São direitos morais do autor (...) II — o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado como sendo o do autor, na utilização de sua obra"".

Na noite de domingo (21), no final do programa Fantástico, da Rede Globo, algumas das criações que circulam na internet foram veiculadas. Nessa segunda-feira (22), pelo menos uma das páginas responsáveis por memes divulgados no semanário foi contatada pelo governo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital