Planos de saúde são orientados a não suspenderem contratos de usuários que estão no grupo de risco

Publicado em 23/03/2020, às 16h40
Foto: Reprodução -

Ascom Defensoria

A Defensoria Pública do Estado recomendou a todos os planos de saúde, em atividade na capital e interior alagoano, que não suspendam ou rescindam os contratos com pessoas integrantes dos grupos de risco do COVID-19, enquanto durar a situação de pandemia mundial. O documento foi encaminhado, na última sexta-feira, 20, pela defensora pública do setor de defesa do consumidor, Norma Suely Negrão e, hoje, 23, pelo coordenador da Defensoria em Arapiraca, defensor público André Chalub Lima. Os defensores públicos deram três dias para os planos se manifestarem. 

LEIA TAMBÉM

Fazem parte do grupo de risco do COVID-19: idosos, portadores de doenças crônicas, portadores de tuberculose, câncer, doenças respiratórias, cardíacas, imunodepressoras, diabéticos, gestantes, lactantes, portadores de outras doenças que aumentem o risco de contaminação, entre outros. 

O pedido leva em consideração as consequências econômicas provocadas pela pandemia global e seus efeitos sobre a capacidade de manutenção do pagamento dos planos pelos seus usuários. Nesse sentido, a instituição recomenda que o plano de saúde busque outros meios de cobrança durante esse período. 

Na recomendação, a Defensoria justifica, ainda, que a lei veda a interrupção dos serviços para pacientes que estão em tratamento hospitalar.

Por fim, os defensores públicos solicitam que as Operadoras providenciem meios e canal de comunicação direta com os seus contratados, e os divulgue, amplamente em seu site, locais de atendimento e na sua rede hospitalar credenciada no Estado, a fim de garantir uma melhor comunicação e evitar que os consumidores necessitem realizar deslocamentos desnecessários.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sem filas e sem espera: veja como fazer a transferência de veículos online pelo site do Detran Alagoas Jovem de 19 anos é preso com cocaína, maconha e balança de precisão no Sertão de Alagoas Fiscalização apreende R$ 100 mil em flores em depósito irregular Justiça Federal determina providências para construção de ciclovia na AL-101 Sul