Plastitroque ultrapassa a marca de 10 toneladas de resíduos arrecadados no Vergel do Lago

Publicado em 18/11/2025, às 15h01
- Divulgação

Assessoria

A comunidade do Vergel do Lago, conhecida por seu engajamento em causas socioambientais, abraçou mais uma vez o Projeto Plastitroque e estabeleceu um novo recorde para a iniciativa da Braskem em todo o país. Encerrando 2025, a terceira edição da ação em Alagoas, realizada entre os dias 10 e 14 de novembro no Instituto Servir, arrecadou mais de 10 toneladas de resíduos plásticos, que foram trocados por itens de primeira necessidade.
 
Após passar pelas cidades de Marechal Deodoro e Coqueiro Seco ao longo do ano, o Plastitroque – uma iniciativa que transforma resíduos em benefícios concretos, demonstrando conceitos de economia circular de forma prática e educativa - retornou ao Vergel, onde a mobilização comunitária superou todas as expectativas. O projeto beneficiou diretamente centenas de famílias, que trocaram o material coletado por kits de alimentação, higiene e escolar, reforçando o compromisso da ação com o bem-estar da comunidade e a educação ambiental.
 
Ao todo, mais de 400 famílias foram diretamente beneficiadas com a iniciativa. Entre os participantes, estava Gilvan Silva, morador de Joaquim Leão, que chegou cedo, animado e com as “contas” na mão — as anotações do quanto havia conseguido juntar. “Vou fazer 68 anos amanhã e juntei 789 quilos de plástico em três dias”, contou orgulhoso. “Esta é a terceira vez que participo, já estive no Vergel, no Trapiche e agora aqui de novo. Essa ação ajuda muita gente e deixa a gente feliz. Trouxe até meus netos para pegar o kit de escola e a feira”.
 
Como ele, muitos veem no Plastitroque não apenas uma oportunidade de troca, mas também um gesto de cidadania e cuidado com o meio ambiente. “Ajuda a limpar a rua, a tirar as garrafas que iam pro esgoto. Isso é bom pra todo mundo”, completou.
 
Quem também chegou com o coração cheio de histórias foi dona Maria Aparecida Souza dos Santos, de 67 anos. Aposentada e hoje aluna de um curso de costura, ela juntou mais de 500 quilos de plástico, o equivalente a 1.585 moedas do projeto. “Eu saio juntando garrafas na rua, vou catando o que encontro. Quando o vizinho traz, eu pego. Desde o começo do ano venho guardando. Quando ganho aqui, ajudo minha família do interior, porque não posso ficar com tudo sozinha. A gente passa necessidade, mas também ajuda quem precisa”, contou.
 
No total, foram entregues 1.565 kits de alimento (equivalente a mais de 7 toneladas), 700 kits de higiene, 286 kits escolares, 118 mochilas esportivas e 91 garrafas do projeto. Todo o material recolhido na ação foi destinado à Cooperativa de Catadoras da Lagoa Mundaú
(CoopMundaú) e Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel-Antares), que são
cooperativas beneficiadas pela Braskem via Projeto Ser +. As mais de 10 toneladas de plástico representarão um incremento de aproximadamente R$ 10 mil na renda das cooperadas, fortalecendo a economia local e valorizando o trabalho essencial dos catadores de materiais recicláveis.
 
Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas, celebrou o resultado histórico e a parceria da comunidade. “O Vergel do Lago mais uma vez demonstra
uma força comunitária impressionante. Este recorde que ultrapassa 10 toneladas não é apenas um número — é o reflexo de uma consciência ambiental que se fortalece a cada edição. Ver na prática os conceitos de economia circular transformando vidas e gerando renda é o maior sucesso do Plastitroque”, afirmou.
 
O Plastitroque, que começou em 2019 em Alagoas, já arrecadou mais de 50 toneladas de
resíduos plásticos no estado e impactou positivamente milhares de pessoas, consolidando-se como uma poderosa ferramenta de transformação social e ambiental.
 
Como funciona o projeto
 
A etapa inicial da ação acontece com a educação ambiental na comunidade e o trabalho de
conscientização. Após isso, é iniciada a arrecadação de resíduos e, em seguida, a troca pelos brindes. A metodologia é simples: a comunidade leva seus resíduos plásticos e recebem as moedas sociais, os Plasticoins — cada 300 gramas equivalem a uma moeda. Garrafas PET, embalagens de limpeza, caixas d'água, sacolas, embalagens diversas e baldes ganharam valor real. As moedas são trocadas por produtos essenciais. A variedade garante que cada família escolha itens adequados às suas necessidades.
 
Sobre a Braskem
A Braskem é uma companhia petroquímica global, orientada ao ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Porque o futuro mais sustentável começa agora — e a indústria tem um papel fundamental nesta construção. Com unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes, em mais de 71 países, e atua em um modelo de gestão que demonstra compromisso com a ética, de modo a respeitar as normas de conformidade em todos os países e garantir o respeito à competitividade responsável.
 
Mais informações: https://www.braskem.com.br/
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA