PM-AL lança primeiro curso na modalidade EaD da história da corporação

Publicado em 25/04/2020, às 14h25
Sargentos da Corporação receberão instruções utilizando a plataforma Siseducar | Ascom PM -

Agência Alagoas

Com o foco em habilitar os 2º sargentos da ativa à promoção de 1º sargento, a Polícia Militar de Alagoas por meio de seu Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) se prepara para receber a turma de graduados da Corporação para o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). Em 2020, porém, o CAS apresenta uma novidade: a utilização integral da modalidade de ensino a distância (EaD).

LEIA TAMBÉM

Será a primeira vez na PM-AL que as disciplinas serão ofertadas no método inteiramente EaD e o uso das ferramentas digitais serão aliadas no fomento de materiais didáticos e interação entre alunos e instrutores (tutores). Anteriormente, a Instituição já havia promovido capacitações nas modalidades presencial e semipresencial, tanto no próprio CFAP quanto na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).

Para o comandante da Unidade-Escola de praças, tenente-coronel Marlon Araújo, esse pioneirismo tem um significado importante para a instituição porque coloca o sargento em contato com técnicas mais atuais de transmissão de conteúdos. “Além disso, essa experiência nos servirá para avaliarmos e aprimorarmos metodologias de aprendizagem on-line em nossa instituição sem a necessidade de retirar o policial da atividade que exerce para realizar a capacitação”, acrescentou.

Parceria e adaptação

A realização do CAS ocorrerá por meio do Siseducar, plataforma de ensino da PM-AL, que passou por modificações recentes com o intuito de atender esta nova turma. Para isso, o CFAP contou com o auxílio da 6ª Seção do Estado-Maior Geral, setor responsável ao que se refere a tecnologias da informação.

“Antes o software era um sistema de gestão escolar como agendamento de provas, divulgação de notas e acesso aos planos de disciplinas, por exemplo. Agora, essa parceria possibilitou tanto desenvolver o módulo programático quanto o aprimoramento do nosso sistema para o ensino a distância”, explicou o capitão Adeilson Carvalho, diretor da Divisão Técnica (DT) do CFAP.

CAS 2020

De ‘Sistemas Informatizados da PM-AL’, passando por ‘Aspectos Jurídicos da Atuação Policial’ e ‘Fundamentos do Gerenciamento de Crises’, o curso ao todo terá 15 disciplinas com o total de 300 horas-aulas para os sargentos dos quadros de combatentes e de saúde. As aulas e as avaliações serão executadas através do Siseducar, conforme planejamento da Escola.

O chefe da seção técnica de ensino da DT/CFAP, capitão Daniel Souza, explicou que os sargentos-alunos passarão por um estágio de adaptação para utilização dos sistemas e interação entre docentes e discentes. “Nessa atividade teremos também momentos remotos com eles para simularmos o uso dos instrumentos digitais para que eles tenham boa desenvoltura junto aos tutores de cada matéria”, disse o oficial.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas