PM e Equatorial recuperam 253kg de cabos de uso exclusivo em ferro velho

Publicado em 18/12/2024, às 12h22
-

Assessoria

A Equatorial Alagoas, em parceria com a Secretaria Segurança Pública (SSP), por meio do 1º Batalhão da Polícia Militar, realizou na última segunda-feira (16) uma operação integrada em estabelecimentos que comercializam sucatas, localizados no bairro da Levada, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

Durante a ação que teve como principal objetivo identificar materiais que são de uso exclusivo da Distribuidora, foram apreendidos 253kg de cabos em um ferro velho. O responsável pelo local foi conduzido até a delegacia para esclarecimentos e procedimentos cabíveis.

As ações de combate ao furto de cabos estão sendo intensificadas em Alagoas e tem o propósito de conscientizar a população sobre os principais impactos, bem como os riscos e perigos do ato criminoso e sobretudo a importância da mudança de comportamento de quem insiste em permanecer com a prática. 

O Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, explica os principais prejuízos, considerando que os furtos desses materiais impossibilitam, por exemplo, a normalização de uma ocorrência através de manobras remotas na rede elétrica, executadas pelos técnicos que operam o sistema da concessionária.

“Um restabelecimento de energia que aconteceria em segundos pode levar horas. Com isso, residências, hospitais, comércios e outros segmentos que exercem atividades essenciais para população são impactados pelo ato ilegal. Além disso, o furto de cabos representa uma prática extremamente perigosa e que na maioria das vezes são realizadas por pessoas despreparadas, sem autorização e sem equipamentos de proteção tendo grande chances de receber uma descarga elétrica fatal”, frisou o gerente.  

“Além disso, os fios podem ficar energizados, gerando riscos para toda a população. Um outro prejuízo causado pela prática é o deslocamento das nossas equipes e recursos para atuar na substituição dos cabos furtados, que poderiam ser direcionadas para outro atendimento, outra ocorrência”, reforçou.

Fiscalização e comercialização

O furto de cabos de cobre ou alumínio e equipamentos da rede elétrica são configurados com crime e a comercialização dos materiais também. As operações estão sendo intensificadas com apoio dos órgãos de segurança pública e a Equatorial ressalta a importância do cumprimento da Lei nº 13.344/2016 que exige que os comerciantes de sucata mantenham os registros detalhados das transações, ajudando assim, no rastreio quanto à origem do material.

Canal de denúncia

As denúncias de furto de cabos ou ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vigilância Sanitária apreende 300 kg de alimentos estragados na Levada Médica atropelada na Fernandes Lima recebe alta após 21 dias internada Em reviravolta, Memphis renova com o Corinthians e já deve jogar pela Libertadores Prefeitura realiza mutirão que reúne bancos e órgãos públicos para renegociação de dívidas