PM nega que transferência de comandante de Academia onde major estava detido tenha relação com fuga que acabou em tragédia

Publicado em 10/06/2025, às 11h37
Academia da Polícia Militar de Alagoas, no Trapiche da Barra, em Maceió - Foto: Reprodução

Eberth Lins

A Polícia Militar de Alagoas disse, em nota, na manhã desta terça-feira (10), que a troca do comando da Academia da Polícia Militar (APM), publicada no Boletim Geral Ostensivo dois dias após a fuga do major Pedro Silva, que estava preso por violência doméstica, não tem relação com o desfecho trágico da fuga que acabou em três mortes.

LEIA TAMBÉM

Oficialmente a Polícia Militar informou que "movimentações em cargos estratégicos são atividades rotineiras na Corporação, e visam oxigenar a tropa para dinamizar a gestão".

Com a mudança, o coronel Mário Xavier foi transferido da Academia de Polícia Militar para o Comando de Policiamento Especializado (CPE). Segundo a PM, a mudança considerou o "currículo do oficial superior, que possui vasto conhecimento e capacidade técnica, além de cursos e capacitações voltados à área operacional".

Também conforme a PM, igualmente, a transferência do coronel Carlos Azevedo, do CPE para a APM, levou em conta "os excelentes serviços prestados pelo oficial na atividade de gestão em cargos estratégicos desempenhados anteriormente".

"O comando-geral acredita que ambos os oficiais farão um exímio trabalho em suas novas pastas. A medida deve também conferir maior isenção nas investigações a serem realizadas relativas à fuga de custodiado ocorrida no último final de semana. A PM-AL esclarece ainda que os seis militares transferidos em caráter excepcional não têm relação com a mencionada fuga, uma vez que nenhum deles estava de serviço no dia em que o fato ocorreu", explicou a Polícia Militar em nota oficial.

O termo caráter excepcional, ainda conforme a explicação da corporação, alude ao fato de que tais transferências se sucederam em data diferente da estabelecida usualmente para esse tipo de movimentação.

O major Pedro Silva estava preso desde janeiro de 2025, quando foi denunciado por violência doméstica contra a ex-esposa, e a maneira com que o oficial conseguiu escapar da Academia de Polícia Militar ainda é desconhecida. Logo em seguida, ao deixar a "prisão", o PM da reserva manteve a família dele em cárcere privado e assassinou o próprio filho, de apenas 10 anos de idade, e o cunhado, que também era policial militar. Major Pedro, como era conhecido, foi morto em confronto com militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Leia a nota na íntegra: 

NOTA À IMPRENSA - TRANSFERÊNCIA DE MILITARES EM CARÁTER EXCEPCIONAL

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) informa que movimentações em cargos estratégicos são atividades rotineiras na Corporação e visam oxigenar a tropa e dinamizar a gestão no serviço policial militar.

A respeito da movimentação publicada em Boletim Geral desta segunda-feira (9), transferindo o coronel Mário Xavier, da Academia de Polícia Militar (APM) para o Comando de Policiamento Especializado (CPE), foi considerado o currículo do oficial superior, que possui vasto conhecimento e capacidade técnica, além de cursos e capacitações voltados à área operacional.

Igualmente, a transferência do coronel Carlos Azevedo, do CPE para a APM, levou em conta os excelentes serviços prestados pelo oficial na atividade de gestão em cargos estratégicos desempenhados anteriormente. Dessa forma, o comando-geral acredita que ambos os oficiais farão um exímio trabalho em suas novas pastas. A medida deve também conferir maior isenção nas investigações a serem realizadas relativas à fuga de custodiado ocorrida no último final de semana.

A PM-AL esclarece ainda que os seis militares transferidos em caráter excepcional não têm relação com a mencionada fuga, uma vez que nenhum deles estava de serviço no dia em que o fato ocorreu. O termo “caráter excepcional” alude ao fato de que tais transferências se sucederam em data diferente da estabelecida usualmente para esse tipo de movimentação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE