Pocilga ilegal é interditada e 20 porcos são apreendidos no bairro Levada

Publicado em 18/05/2026, às 11h06
Durante a operação, foram apreendidos animais mantidos em condições inadequadas de higiene e salubridade. - Foto: Vigilância Sanitária de Maceió

Redação

Ler resumo da notícia

A Vigilância Sanitária de Maceió(Visa) realizou, nesta segunda-feira(18), uma operação de fiscalização no bairro da Levada para combater a criação irregular de porcos em área urbana, essa é prática proibida pela Lei Municipal nº 5.318/2003, por representar risco à saúde pública e ao meio ambiente. A inspeção resultou na apreensão de em média 20 suínos no local. 

LEIA TAMBÉM

Segundo Airton Santos, chefe especial da Visa, durante a operação, foram apreendidos animais mantidos em condições inadequadas de higiene e salubridade. “A fiscalização identificou que o responsável pelo local já havia sido notificado anteriormente pela Visa, configurando reincidência da infração sanitária", informou.

“O proprietário foi autuado e responderá a processo administrativo. A penalidade pode variar de R$180 a R$38 mil em casos de reincidência, conforme prevê a legislação sanitária vigente”, conclui Airton Santos.

Para realização dessa ação fiscal da Vigilância Sanitária, foi necessário uma operação integrativa que contou com o apoio da Delegacia de Crimes Ambientais, Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) coordenada pelo  secretário e delegado Thiago Prado e participação do Centro de Controle de Zoonoses.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Furto de cabos deixa regiões de Mangabeiras e Jatiúca às escuras Saiba como identificar árvores com risco durante o período chuvoso São João de Maceió 2026: veja todas as atrações confirmadas, datas e locais Prefeitura de Maceió divulga lista das 2 mil contempladas no Banco da Mulher Empreendedora