Polêmica: Câmara de Maceió aprova lei que institui o "Dia em Memória das Vítimas do Comunismo"

Publicado em 07/03/2025, às 08h26
- Pedro Sant/Câmara Municipal

TNH1

A Lei que institui o Dia Municipal em Memória das Vítimas do Comunismo no calendário oficial da cidade de Maceió foi aprovada na Câmara de Vereadores e promulgada, como consta no Diário Oficial do Município no dia 28 de fevereiro deste ano. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com o texto apresentado pelo vereador Leonardo Dias (PL), a data será lembrada anualmente em 7 de novembro, com o Município autorizado a realizar campanhas educativas com o fim de divulgar males causados por governos comunistas.

Na apresentação do Projeto de Lei, em 2022, o vereador também pediu para o Município expor quais países adotam a ideologia atualmente, assim como divulgar como vivem os cidadãos.

Também consta no texto que as despesas com a execução da lei vão correr por conta de verba orçamentária própria.

Abaixo, você confere trecho do Diário Oficial do Município com a promulgação da lei feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Chico Filho (PL), no último dia 28.

O que é o comunismo?

O comunismo é uma ideologia política, socioeconômica e filosófica que busca uma sociedade igualitária, sem classes sociais, propriedade privada ou Estado. A principal característica é a defesa da propriedade coletiva dos meios de produção, ou seja, fábricas, terras, recursos naturais e outros bens seriam de posse comum, geridos e distribuídos de acordo com as necessidades de cada um.

A Revolução Russa de 7 de novembro de 1917 é um dos eventos mais marcantes do século XX, com impactos que reverberam até os dias atuais. A vitória dos bolcheviques, à época, consolidou o poder do Partido Comunista e levou à formação da União Soviética em 1922. A Revolução Russa inspirou movimentos socialistas e comunistas em todo o mundo, ao mesmo tempo que gerou forte oposição de países capitalistas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC