Polícia dá choque de ‘taser’ em idosa de 87 anos nos EUA

Publicado em 18/08/2018, às 21h00
A idosa Martha Al-Bishara passa bem após levar choque, mas está abalada e envergonhada | Reprodução/ WSB-TV -

Isto É

A polícia do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, está apoiando a decisão de um de seus oficiais, que resolveu usar um taser, arma que dá choques para imobilizar suspeitos, em uma idosa de 87 anos que estava fazendo jardinagem e segurava uma faca para cortar ervas daninhas.

LEIA TAMBÉM

Segundo o jornal americano USA Today, autoridades policiais dizem que a mulher, Martha Al-Bishara, deveria ter “seguido as ordens” dadas por um policial. Segundo a família, no entanto, a idosa não fala inglês e não entendeu o que estava acontecendo.

“Uma mulher de 87 anos com uma faca ainda tem a capacidade de ferir um oficial”, disse o chefe de polícia de Chatsworth, Josh Etheridge, ao jornal Daily Citizen-News de Dalton. “Na minha opinião, foi o menor uso de força que poderíamos ter aplicado para simplesmente interromper a ameaça”, continuou.

A idosa estava arrancando ervas de um jardim, do lado de fora de um clube perto de sua casa, para usar em uma salada, disse sua família. Um funcionário chamou a polícia, pois ela estava “portando uma faca”.

“Parece que ela está andando por aí procurando algo, tipo, vegetação para cortar ou algo assim. Há uma bolsa também”, disse o funcionário na gravação feita pela polícia.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o chefe da polícia conversa com Martha, que está segurando uma faca, com uma pistola apontada para ela e com o apoio de um segundo policial segurando um taser.

Foi então que os policiais fizeram uso da arma de choque, levando a mulher de 87 anos ao chão. Ela foi acusada de transgressão e de obstrução policial.

Os membros da família de Martha disseram que os policiais deveriam ter sido mais pacientes. “Você não dá um choque em mulher de 87 anos”, disse o sobrinho-neto, que é um ex-oficial do Departamento de Polícia da cidade. “Ela não era uma ameaça. Ela apenas estava confusa e não sabia o que estava acontecendo”.

O estado de saúde da idosa é estável, mas ela segue muito abalada e envergonhada, disse a família.

O departamento de polícia passará por uma revisão interna de uso da força.

O incidente ocorre apenas uma semana depois que um caso separado envolvendo o controverso uso de um taser ocorreu em Ohio, quando um policial usou uma arma de choque em uma garota de 11 anos acusada de roubar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Avião cai durante o pouso em aeroporto na Carolina do Norte, nos EUA Executiva de RH fala sobre flagra com CEO casado em show do Coldplay Mulher ataca filho com garfo, vassoura e produto de limpeza após ele não fazer tarefas domésticas Morador de hotel há 2 anos deixa quarto tomado por lixo e papel higiênico