Polícia Federal cumpre mandado em Alagoas contra armazenamento de material de abuso sexual infantil

Publicado em 10/09/2025, às 11h47
Investigações foram iniciadas em 2025 por meio de cooperação policial internacional - Foto: Cortesia/Polícia Federal

Eberth Lins

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão nesta quarta-feira (10), na região metropolitana de Maceió, contra o armazenamento de arquivos com cenas de abuso sexual infantil em equipamentos eletrônicos. A ação faz parte da operação “Internet Profunda”.

LEIA TAMBÉM

O mandado integra a fase ostensiva da investigação, que apura a atuação de usuários da darkweb envolvidos no armazenamento e compartilhamento desse tipo de conteúdo criminoso.

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas em 2025 por meio de cooperação policial internacional e identificaram os criminosos em Alagoas. 

"Um usuário da darkweb, que acessava fóruns especializados no armazenamento e divulgação das citadas mídias ilícitas, se conectava a partir de Alagoas e utilizava um username anônimo. Este mesmo infrator, chegou a disponibilizar alguns destes arquivos em anos anteriores", detalhou a PF.

Foram apreendidos computadores, celulares e mídias digitais, que serão periciadas pela Polícia Federal, que também alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual.

"Acompanhar o uso de redes sociais e demais atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção, e também um grande desafio. Estar atento a mudanças de comportamento ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco", complementou.

Os crimes investigados preveem penas que podem chegar a 18 anos de prisão. A legislação brasileira ainda utiliza o termo "pornografia infantil", mas especialistas e entidades internacionais defendem o uso de expressões como “abuso sexual infantil” ou “violência sexual contra crianças”, por refletirem com mais precisão a gravidade e o impacto desses crimes nas vítimas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

VÍDEO: ex-cunhado de Carlinhos Maia é flagrado agredindo namorada em Maceió Justiça decreta prisão de motorista que atropelou e matou indígena em Joaquim Gomes FOTOS: polícia incinera mais de uma tonelada de drogas apreendidas em Maceió Atropelamento na faixa verde da orla: polícia dá novos detalhes sobre veículo