Redação
Desde o início da manhã desta quinta-feira (23), agentes da Polícia Federal cumprem 34 mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva na Câmara de Vereadores do município de São Miguel dos Campos, a 60 km de Maceió. A operação foi denominada "Buiú" e conta com o apoio do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
LEIA TAMBÉM
Um dos alvos é o ex-presidente da casa, Josivaldo de Oliveira Vieira, conforme mandado judicial ao qual o TNH1 teve acesso. A investigação foi iniciada há três meses em razão de dados levantados pela Delegacia de Combate à Corrupção da Superintendência Regional da PF, que apontavam a existência de grupo criminoso envolvido em desvio de recursos públicos em São Miguel.
Com o aprofundamento das investigações, houve constatação de que um ex-vereador e sua mulher teriam utilizado terceiros, funcionários “fantasmas”, para desviar verbas da folha de pagamento da Câmara Municipal, tendo resultado, em princípio, no prejuízo de mais de R$ 500.000,00 aos cofres públicos.
As pessoas utilizadas seriam funcionários da Câmara e ou ligadas a empresas de familiares do casal investigado.
A 17ª Vara expediu 13 mandados de busca e apreensão para serem cumpridos em endereços residenciais e em endereços comerciais, bem como, ainda, 11 mandados de condução coercitiva. Os investigados responderão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.
O ex-presidente da Câmara de Vereadores já responde a outro processo que investiga uma suposta adulteração na frequência dos vereadores da cidade, na antiga gestão, encerrada em 2016. O processo também aponta possíveis irregularidades no protocolo de projetos entregues pela Casa.
LEIA MAIS