Polícia Federal deflagra operação contra comércio ilegal de orquídeas em Alagoas

Publicado em 18/03/2025, às 09h22
Operação combate extração ilegal de plantas ameaçadas em área de proteção ambiental - Foto: Cortesia/PF

Redação com assessoria

A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, deflagrou nesta terça-feira (18) a “Operação Leopoldii”, que investiga uma rede de comercialização ilegal de orquídeas e bromélias – espécies silvestres nativas, incluindo algumas endêmicas e ameaçadas de extinção.

LEIA TAMBÉM

As investigações apontam que as plantas estavam sendo extraídas ilegalmente da Estação Ecológica (ESEC) de Murici, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do país.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, além de determinação judicial que proíbe o investigado de voltar a acessar a área ambiental protegida.

No local da busca foi encontrado ainda espécie silvestre nativa mantida em cativeiro, sem autorização do órgão ambiental competente, tendo o investigado sido autuado em flagrante.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Policiais penais apreendem drogas, celulares e espetos dentro de presídio em Maceió PM registra 241 casos de perturbação do sossego em um dia, em Maceió e região Três alvos em festa: o que se sabe sobre atentado à bala com morte no Sertão de Alagoas Polícia flagra sacolas de drogas por janela de casa e prende mulher em calçada